Paraná

Prefeitura de Curitiba diz que ônibus não são focos de Covid-19

Apesar dos dados do estudo, as viagens nos coletivos devem ser feitas com 50% da capacidade de passageiros

Por Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2021 | 17:10
 
 
Pesquisa em Curitiba levantou dados de março de 2020 a março de 2021 Daniel Castellano / SMSC / Divulgação

Nesta sexta-feira (28), a prefeitura de Curitiba anunciou novas medidas restritivas, que inclui redução de 50% nos passageiros nos ônibus com objetivo de reduzir os casos de Covid-19. Um dia antes do anúncio, no entanto, o Executivo da capital publicou um estudo informando que o transporte coletivo não é foco de transmissão do vírus.

Segundo o levantamento epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, dos cerca de 300 mil passageiros que diariamente passam pelas catracas do transporte coletivo de Curitiba, 99,9% não têm diagnóstico de Covid-19. Foram analisadas informações de março de 2020 a março de 2021.

Segundo a SMS de Curitiba, para o rastreamento, o Centro de Epidemiologia da secretaria cruzou o banco de dados dos testes positivos para covid-19 com os CPFs dos usuários do cartão-transporte da Urbs.

O estudo considerou o intervalo de três dias antes da data de coleta do exame até 14 dias depois, verificando nesse período o uso do cartão nas linhas de ônibus e terminais de transporte.

Bloqueios

Segundo a prefeitura de Curitiva, passageiros com resultado positivo de covid-19 tiveram os cartões-transporte bloqueados para impedir o embarque no transporte público.