O próximo eclipse do Sol poderá ser visto em quase todo Brasil no próximo dia 14 de outubro. O fenômeno, no entanto, é esperado em todo o mundo, tanto que o Instituto Geográfico Nacional da Espanha  produziu um vídeo simulando o acontecimento (veja-o abaixo). 

Segundo a associação, o eclipse terá uma duração de 6 horas (o período pode variar de acordo com o local) e poderá ser visto nos seguintes países: Estados Unidos, México, Belize, Honduras, Nicarágua, Panamá, Colômbia e Brasil.  

Assista ao vídeo:

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha (@RObsMadrid - @mitmagob) divulgou um vídeo em que mostra como será o eclipse solar no próximo dia 14 de outubro. Confira: pic.twitter.com/uFWy6CWERf

— O Tempo (@otempo) October 3, 2023

No Brasil, o fenômeno terá o ápice às 16h51, no horário de Brasília, e deverá terminar às 17h50. Poderão visualizar de perto pessoas que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Já nos demais estados brasileiros, ele será parcialmente visível. 

Leia também: Saiba como será a visão do eclipse solar para quem mora em BH

O que é um eclipse solar anular? 

Eclipse solar é o fenômeno pelo qual a luz do Sol fica total ou parcialmente oculta quando uma estrela se coloca entre o Sol e o observador. Nos eclipses solares vistos da Terra, a estrela que esconde o Sol é a Lua.

Já o eclipse do tipo anular acontece quando o observador percebe que o disco da Lua não cobre o disco do Sol, mesmo que seus centros estejam bem alinhados. Isso ocorre porque a Lua está mais distante da Terra naquele dia do que no caso de um eclipse total, então seu disco parece menor que o do Sol. Neste caso, um anel brilhante é observado ao redor do disco. (Com informações de Observatório Astronômico Nacional da Espanha)