tristeza

Vídeo: cachorro morre durante voo após ser despachado para aeroporto errado

Animal sairia de Guarulhos (SP) para Sinop, no Mato Grosso, mas acabou sendo enviado para Fortaleza (CE)

Por Nubya Oliveira
Publicado em 23 de abril de 2024 | 13:17
 
 
João Fantazzini chora ao ver o Joca morto dentro de compartimento Foto: Reprodução/Instagram @_gfanta

A morte de um cachorro da raça Golden Retriever está repercutindo nas redes sociais nesta terça-feira (23/4). De acordo com a família que cuidava de Joca, como era chamado o animal, ele morreu durante o transporte aéreo da Gollog, empresa da companhia Gol, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Os relatos dos familiares dão conta de que, nessa segunda-feira (22/4), a empresa errou o destino - que era Sinop, no Mato Grosso (MT), e colocou o animal - de quatro anos - em um voo para Fortaleza, capital do Ceará (CE). Quando a falha foi percebida, o cachorro foi trazido de volta sem vida para Guarulhos.

Em um vídeo compartilhado no Instagram, Márcia Fantazzini, mostra o filho e tutor do animal João Fantazzini, chorando em frente ao compartimento onde estava o cão. “Eles o colocaram em um avião para Fortaleza, e não contentes, mandaram ele de volta para São Paulo sem uma avaliação de veterinário. Agora o cachorro está aqui dentro, morto,” desabafa a mulher. 

Ao g1, Márcia afirmou que "nem estabilizaram o cachorro, nem levaram para um lugar refrigerado, nem andaram um pouquinho com ele para ver como ele estava e mandaram de volta. Quando chegou aqui em Guarulhos, eles demoraram de 30 a 40 minutos e meu filho perguntando o que aconteceu, cadê meu cachorro?”, completou.

Segundo atestado de óbito, divulgado pelo g1, Joca morreu por uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos.

O que diz a Gol

Em nota encaminhada à reportagem, a Gol lamentou o ocorrido e afirmou que uma falha operacional fez com que o animal fosse embarcado em um voo para Fortaleza. “A equipe na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.” 

A empresa afirma que “assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca”. A companhia também ressaltou que “está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação.” 

Pedido por justiça 

Na publicação do tutor, várias pessoas comentaram lamentando o ocorrido e pedindo por justiça:

#JUSTIÇAPELOJOCA Estamos com você os responsáveis precisam ser penalizados. (@dr.murillolima)

Forças.Meu sentimentos! Que a justiça seja feita! (@tonleoncio)

Meus sentimentos, que Deus conforte seu coração e a justiça seja feita!(@alexiagoiss)