Os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores veem na volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder a chance de fortalecer e ampliar seus quadros nas prefeituras municipais e câmaras de vereadores em 2025. Com o ano iniciado e o processo eleitoral cada vez mais antecipado, petistas nos estados buscam acesso ao presidente, que ainda não deu acenos a cidades de grande capital político como Belo Horizonte. 

Por outro lado, o maior cabo eleitoral da direita no Brasil, ainda que inelegível, começa a se movimentar. Jair Bolsonaro (PL) prepara para o próximo domingo (28) uma superlive no Youtube onde reunirá seus três filhos com mandatos no Legislativo para coordenar apoiadores e pré-candidatos às eleições municipais de 2024. Participarão com o pai: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro (Republicanos), que deve se candidatar em outubro ao sétimo mandato.
 
Chamada de “Evento Conservador 2024", a live será transmitida neste domingo (28), às 19h, e tem o objetivo de organizar a base pró-Bolsonaro, preparar e unificar a ideologia conservadora do partido Brasil afora e fazer com que cada um dos pré-candidatos que disputem um cargo pela legenda entenda o que é ser conservador e os valores que o grupo prega e defende. 

“Chegou o momento de prepararmos os candidatos e as lideranças locais para este ano tão decisivo”, diz a página oficial para inscrições no evento, que vai ocorrer no canal de Eduardo Bolsonaro no Youtube. A inscrição “cruzada” orienta que o participante entre em um grupo de transmissão de WhatsApp para participar do evento, onde receberá informações sobre a live e “conteúdos especiais”.

Inscreva-se agora mesmo: https://t.co/mOYRuEPo3j

Chegou o momento de prepararmos os futuros candidatos e as lideranças locais para este ano tão decisivo.

No dia 28 de janeiro, faremos um evento online, com a presença de Jair Messias Bolsonaro e a sua participação é fundamental. pic.twitter.com/tLryxox3Za

— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) January 20, 2024

Em 2024, o Partido Liberal de Bolsonaro tem uma meta ambiciosa: eleger 1.500 dos 5.568 prefeitos brasileiros, ou seja, assumir o comando de um terço dos municípios do país. Atualmente, o partido direciona 371 prefeituras no Brasil.

As redes sociais e as transmissões semanais ao vivo pelo YouTube e outras plataformas, às quintas-feiras, foram os instrumentos utilizados por Bolsonaro no governo para falar com seus apoiadores, enquanto os ataques à grande mídia foram se tornando cada vez mais crescentes e constantes.