Sistema eleitoral

Semipresidencialismo: Câmara deve aprovar plebiscito que muda forma de governo

Pelo novo modelo de governo, defendido por Arthur Lira, o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional

Ter, 02/08/22 - 08h21
Plenário da Câmara dos Deputados: grupo de trabalho criado por Artur Lira e que tem apenas 10 deputados deve aprovar relatório favorável a realização de um plebiscito para mudar o sistema de governo | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa temas relacionados ao sistema de governo semipresidencialista tem reunião marcada para quarta-feira (3) para discutir e votar o parecer do coordenador, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

O texto foi apresentado em julho e é favorável à realização de plebiscito a ser convocado por decreto legislativo. De acordo com o parecer, nos seis meses que antecederem a consulta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá fazer a divulgação nos veículos de comunicação dos principais pontos do sistema semipresidencialista: eleição popular do presidente, primeiro-ministro com apoio de maioria parlamentar e distinção entre chefia de Estado e de governo.

A decisão sobre a realização do plebiscito ocorrerá em meio ao período de campanha eleitoral, em que as atenções do país e dos parlamentares estão voltadas para a disputa. Com o Congresso esvaziado, o grupo de trabalho, que foi formado há apenas quatro meses e quase não se encontrou, fará a votação de forma remota, com tendência de aprovar o parecer de Samuel Moreira.

Ou seja, apenas 10 deputados vão decidir se o país deve ou não realizar um plebiscito para mudar a forma de governo, podendo adotar aquela defendida  pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que decidiu criar tal grupo para apresentar a proposta a favor do semipresidencialismo. 

Pelo modelo de governo, o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional, hoje dominado pelo Centrão, do qual Lira é uma das lideranças.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.