O Carnaval de Belo Horizonte se despede oficialmente neste domingo (26). E vários blocos vão tomar as ruas da cidade para marcar o fim da folia que atraiu uma multidão de pessoas desde 4 de fevereiro, data na qual a festa começou na capital mineira. O Carnaval 2023 foi o primeiro após a pandemia de Covid-19, que provocou um hiato de dois anos na festividade.
O domingo começa ao som da Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel. O Lua de Crixtal toca músicas da infância dos anos 80 e 90 e conta com uma ala de circo que apresenta intervenções ao longo do cortejo, alegrando os foliões. O bloco se reúne às 10h na rua Conselheiro Rocha, 1605, na Vila Dias.
No mesmo horário, se concentra na rua Itapecerica, 303, o Ressaca de Carnaval da Lagoinha. A proposta do cortejo é reunir coletivos culturais, comunidade e os blocos O Leão da Lagoinha, Afoxé Ilê Odara e Orisamba em um encerramento do carnaval da região.
Para encerrar o domingo, o bloco Filhas de Clara faz o seu terceiro desfile. A concentração começa às 15h na avenida Clara Nunes, no Renascença. O cortejo reúne apenas mulheres artistas como Aline Calixto, Julia Tizumba, Tia Elza, Alcione Oliveira, Maria Elisa Pompeu, Analú Braga entre outras que compõem a banda. O intuito do bloco é manter viva a memória da cantora Clara Nunes.
Confira a programação
- Ressaca de Carnaval da Lagoinha
Rua Itapecerica, 303, Lagoinha - 10h
- Bloco Sem Prisões e Sem Manicômios
Rua Estrela do Sul, 69, Santa Tereza - 10h
- Bloco Lua de Crixtal
Rua Conselheiro Rocha, 1605, Vila Dias - 10h
- Bloco Rasta
Rua Santo Elias, 211, Vila Aeroporto - 12h
- Bloco Baque Humaitá
Rua Tulipa, 195, Esplanada - 14h
- Filhas de Clara
Avenida Clara Nunes, 107, Renascença - 15h
- Bloco do Madruga
Estrada do Cercadinho, 2637, Ventosa - 15h
- Bloco Swing Safado
Rua Gentios, 1013, Conjunto Santa Maria - 16h
Com PBH