"Deixa as mulheres em paz!". As palavras entoadas por Tata Kamusende, presidente da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais e do bloco Afoxé Bandarerê, reforçam um dos temas do Carnaval BH 2024: o combate à importunação sexual. O bloco iniciou seu cortejo às 16h30 deste domingo de Carnaval (11 de fevereiro).
Quando o trio elétrico iniciou o trajeto, saindo da praça México, no bairro Concórdia, região Nordeste de Belo Horizonte, os foliões aplaudiram enquanto aguardavam desde às 15h, quando iniciou a concentração. O Afoxé Bandarerê é grupo cultural de Candomblé que leva a beleza e cultura para as ruas de Belo Horizonte.
Durante o discurso, o Tata Kamusende contou aos foliões que, no candomblé, a mulher é um ser perfeito, e o homem, um ser em construção. "Deixa as meninas em paz. Deixa elas beberem, deixa elas beijarem, tirarem as roupas. Deixem elas em paz", proferiu.
Este ano o grupo completa 10 anos de existência e para o cortejo, escolheram homenagear Iemanjá, Orixá que cuida das cabeças, mãe dos peixes e rainha do mar.
Para iniciar o cortejo, foi oferecida uma "comida para Exú", feita de farinha. "Exú é o caminho, é ele que vai guardar o cortejo com segurança, garantindo que saia tudo da forma mais equilibrada possível", explica Felipe Viera, responsável pela comunicação do Afoxé Bandarerê.
Em 2024, os organizadores do Afoxé esperam um público de 10 mil foliões para aproveitar o cortejo, que vai até as 20h.