O Carnaval de Belo Horizonte foi escolhido para ser divulgado a turistas fora do Brasil junto às folias de Salvador, na Bahia, e da capital do Rio de Janeiro. A cidade, que deve receber cerca de 5,5 milhões de foliões para o evento deste ano, está colocando em prática uma estratégia de internacionalização da folia para toda a América do Sul. O planejamento que vai fazer o Carnaval de BH referência para os estrangeiros foi apresentado em coletiva de imprensa neste sábado (3 de fevereiro).
Jornalistas sul-americanos especializados em turismo, de países como Chile, Argentina e outros que possuem voos diretos para Belo Horizonte, foram convidados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para passar o Carnaval na cidade e, claro, divulgar a festa. “É um investimento importante porque Minas é um destino que a gente quer fazer com que se consolide para o turismo internacional. Com essa imprensa estrangeira aqui, o trabalho da Embratur e da Belotur é contar as características do Carnaval, contar as virtudes de Belo Horizonte”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Freixo está, desde sexta-feira (2 de fevereiro), conhecendo o Carnaval de BH, toda a operação montada para o evento e os protagonistas dos blocos da capital. Isso já faz parte do objetivo de internacionalizar o Carnaval da cidade mineira para o mundo. “A imagem do Brasil é muito consolidada como um destino de sol e praia, e você tem uma série de destinos assim que são muito marcantes no mercado internacional, mas o Brasil não é só isso. O Brasil tem uma diversidade muito grande”, ressaltou o presidente da Embratur.
Sobre o Carnaval de BH, Marcelo Freixo teceu elogios: “é um carnaval democrático, de rua, com uma presença e protagonismo de mulheres muito grande. É planejado, organizado com muito diálogo entre todos os órgãos que fazem esse ele funcionar. E é o que muita gente busca hoje, esse carnaval seguro e acolhedor”, destacou.
No ano de 2023, o Brasil superou o recorde de arrecadação com o Turismo internacional, passando a marca de 34 bilhões em arrecadação de 2014, ano da Copa do Mundo. Os números oficiais serão divulgados pelo Banco Central na segunda-feira (5 de fevereiro).