A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizou nesta quinta-feira (8 de fevereiro) uma ação educativa com objetivo de orientar os foliões sobre os cuidados com crianças e adolescentes durante o Carnaval. A ação tem como foco o enfrentamento do trabalho infantil, a proibição da venda de álcool para crianças e adolescentes, além do combate ao abuso e à exploração sexual.
Nesta quinta-feira, a blitz educativa foi realizada na região do Terminal Rodoviário da capital, com foco nos foliões que chegam à cidade. "É um momento oportuno para levar informações e orientações sobre o direito das crianças e adolescentes, da rede de proteção e sobre acompanhamento das vítimas e os tipos de violência praticados", informou a diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes da PBH, Fabiana Fadul.
Entre o sábado (10) e a terça-feira (13), período oficial do Carnaval, também estão previstas ações educativas nos blocos de rua, por meio de panfletagem. As equipes irão reforçar as intervenções por meio do serviço socioassistencial.
“A campanha Carnaval da Proteção é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes é uma importante estratégia de sensibilização e comunicação com a população em geral", acrescentou a diretora.
Pulseiras infantis
O Metrô BH vai distribuir pulseiras para a identificação de crianças em grandes eventos. Pais e responsáveis poderão retirar a pulseira nas estações Eldorado, Central, Lagoinha, Santa Efigênia, Santa Tereza e Vilarinho. A ação acontecerá no sábado (10), pela manhã.
Atenção
Durante o período de folia, o Conselho Tutelar estará de plantão em tempo integral para atender os chamados durante a festividade. Em caso de suspeita ou confirmação de violação dos direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve ser acionado imediatamente pelo telefone (31) 3277-1912.
O Disque 100 também pode ser utilizado para registrar denúncias de violações de direitos.