Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, foram surpreendidos por um enxame de abelhas alvoroçadas, nesta sexta-feira (5), ao passarem pela avenida Mestra Fininha, no centro da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os insetos estão agitados e ao menos seis pessoas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o hospital devido às picadas. O local foi isolado pela corporação.
A colmeia de onde partiram as abelhas foi localizada em um árvore e está a cerca de 15 metros de altura o que dificulta o trabalho dos bombeiros de retirada. Ainda não se sabe o que motivou o ataque das abelhas.
As vítimas foram levadas para o Hospital Universitário Clemente de Faria. De acordo com o hospital, três militares e três civis deram entrada na unidade feridos por picada de abelhas. Os bombeiros foram medicados e liberados. Três moradores continuam em observação. O caso mais grave é de uma idosa, de 68 anos, que sofreu 25 picadas.
Veja o ataque:
Retirada
A corporação ainda não retirou a colmeia e informou que isso será feito no período da noite.
Além da altura em que as abelhas se encontram, outro ponto que prejudica a captura é o período diurno, em que as abelhas se encontram dispersas da colmeia.
O Corpo de Bombeiros acredita que durante a noite as abelhas serão retiradas com segurança para que o enxame não se espalhe pela avenida.
A orientação dos bombeiros é para que os pedestres evitem passar pela avenida e que não mantem os animais, pois quando mortas, as abelhas soltam uma substância que atrai outras abelhas.
A via continua isolada. Dua viaturas estão no local para atender os casos de pessoas picadas, principalmente, os mais graves de pessoas alérgicas.