SUS/BH

Acesso a resultado de exame pela internet deve reduzir tempo de espera

Lançamento do serviço online foi feito nessa terça-feira (16); de acordo com a prefeitura, são realizados 120 tipo de exames e por dia são feitos 25 mil coletas em cerca de 4.000 usuários

Por Fernanda Viegas/Bernardo Almeida
Publicado em 16 de dezembro de 2014 | 11:46
 
 
Médicos também já podem acessar os resultados pela internet Reprodução

A Prefeitura de Belo Horizonte está utilizando da internet para facilitar a vida dos usuários da rede Sistema Único de Saúde (SUS/BH). Foi lançado na manhã desta terça-feira (16), no centro da capital, um serviço de atendimento online para acesso a resultado de exames. A ideia é reduzir, principalmente, o tempo de espera dos pacientes aos dados.

De acordo com a prefeitura, são realizados 120 tipo de exames e por dia são feitos 25 mil coletas em cerca de 4.000 usuários.

Segundo o secretário municipal de saúde, Fabiano Pimenta, o tempo de espera pelo exame deve ser reduzido pela metade. “O exame mesmo demora de 48 a 72 horas para ficar pronto, mas atualmente a retirada do exame demora de oito a dez dias em função dos tramites necessários, que é o que esperamos reduzir”.

A única restrição é para acesso ao resultado de exame de HIV (vírus da Aids). Isso porque é feito um acompanhamento dos pacientes ao conhecerem esse resultado.

Desde o dia 19 de novembro os usuários do SUS podem verificar o resultados dos exames pelo site da PBH, informando o nome e o número do pedido de exame que é fornecido no momento da coleta. Os médicos também tem acesso pela internet, o que proporcionará uma redução de gasto com papel e tinta para impressão.

Na ocasião, Pimenta também prometeu que até o primeiro semestre de 2015 pretende completar a implantação da marcação de consultas online.