Violência em Belo Horizonte

Adolescentes marcam novos 'arrastões' para a praça da Liberdade e o Boulevard Shopping

Jovens resolveram mudar local de encontros para praça após reação dos centros de compras e repercussão na imprensa

Por JULIANA BAETA
Publicado em 28 de agosto de 2013 | 19:55
 
 

Adolescentes de Belo Horizonte estão organizando pelo menos dois novos encontros com características semelhantes aos que culminaram em recentes tumultos em dois shoppings da capital. No Facebook, o evento "1º Encontro do Boulevard Shopping", marcado para este sábado (31), já tem presença confirmada por mais de mil jovens, a maioria entre 14 e 16 anos. Outro encontro agendado pela rede social acontecerá no dia 7 de setembro, na praça da Liberdade, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da cidade. Até as 18h30 desta quarta-feira (28), 135 pessoas haviam confirmado presença.

No caso do evento na praça da Liberdade, o local, que antes seria no Shopping Del Rey, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, foi alterado após um participante postar reportagem de O TEMPO sobre a reação dos shoppings aos arrastões. Uma integrante do grupo escreveu "O que vocês acham de o evento ser em outro local, como uma praça? Porque vai lombrar em shopping", dando a entender que o encontro no shopping poderia dar errado.

O evento agendado para o Boulevard Shopping tem descrição clara, sem citar tumultos e arrastões: "passeio para que jovens possam conhecer, namorar, paquerar, ficar, e outras coisas". Alguns jovens que confirmaram presença são adeptos da ideia de violência e, inclusive, postam imagens e mensagens no grupo depreciando a polícia. Outros adolescentes são contra a ideia de "tocar o terror" no local. Um deles, em uma postagem no grupo, diz: "tem que ir na boa, zuar sem palhaçada. Não sei o que é pior, ir para ver um monte de famosinhos ou ir quebra e vandalizar. Tomara que tomem borrachada da polícia mesmo".

Entenda o caso

Neste mês, o Shopping Estação BH foi alvo dos jovens duas vezes. Na primeira ocasião, duas gangues rivais marcaram um confronto no local. Dois dias depois, jovens provocaram correria nos corredores do centro de compras, assustando frequentadores.

No Minas Shopping, o tumulto começou por volta das 17h, quando centenas de adolescentes causaram gritaria e confusão. Comerciantes fecharam as portas das lojas, e a Polícia Militar precisou intervir para conter o grupo. Três adolescentes foram apreendidos: dois com armas de fogo e um com fogos de artifício.