O anúncio de um massacre na Escola Estadual Celso Machado, no bairro Milionários, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, gerou medo nos alunos e pais e motivou o registro de um boletim de ocorrência na Polícia Civil.  Um perfil foi criado pelo Instagram anunciando um massacre na insittuição de ensino. “Que tal um massacre ou quem sabe apenas um susto? Cada um com sua opinião 14/XX/20??. A diversão começa quando o massacre termina”, escreveu o dono do perfil. 

De acordo com informações de alunos que tiveram acesso ao perfil, há postagens de armas e munições incitando a violência dentro da instituição de ensino.  No perfil oficial da escola pelo Instagram, a diretoria informou que realizou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e também comunicou a Polícia Militar. 

"Ciente da criação de um perfil no instagram, utilizando a logo da escola, com postagens de fotos de armas, munições e incitando a violência dentro da instituição, o Diretor José Roberto compareceu a 2° Delegacia de Polícia Civil/ Barreiro, onde fez um boletim de ocorrência relatando o fato é deixando os prints do perfil da página para que a polícia possa investigar a situação. Hoje, recebendo a visita do Tenente André para tratar desse assunto. Tão logo tenha-se mais informações repassarem à todos. Atenciosamente, José Roberto dos Santos - Diretor". 

Pais de alunos contaram que nesta semana são realizadas festas juninas na escola e que a Polícia Militar faz um patrulhamento preventivo passando em frente ao Celso Machado. Alguns estudantes não foram a escola por medo. A Polícia Civil informou por nota que "o diretor da unidade escolar, de 58 anos, compareceu à 2ª Delegacia de Polícia Civil do Barreiro, nesta terça-feira (2/8) para registrar a ocorrência. A Polícia Civil está apurando os fatos por meio de levantamentos visando identificar o suspeito".

A Secretaria de Estado de Educação divulgou uma nota sobre o caso:

Sobre as ameaças registradas em um perfil de uma rede social envolvendo a Escola Estadual Celso Machado, em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção escolar acionou imediatamente os órgãos competentes, como medida preventiva de segurança e registro de boletim de ocorrência. A Polícia Militar (PMMG) compareceu ao local para averiguar a situação na comunidade e intensificou a Patrulha Escolar, com rondas preventivas no entorno da unidade de ensino. A Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético também foi acionada. As atividades pedagógicas estão acontecendo normalmente.

Ressaltamos que a SEE/MG desenvolve e estimula a realização de ações de combate à violência no ambiente escolar, além de contar com parcerias em iniciativas dessa temática, como o Programa de Convivência Democrática, que procura defender e garantir os direitos humanos nas escolas, além de promover o respeito às diversidades e uma escola acolhedora, por meio de uma convivência democrática.