Após cancelamento de voo com a primeira remessa de vacinas da Pfizer para vacinar crianças em Minas Gerais, previsto para pousar no Aeroporto de Confins às 8h15 desta sexta-feira (14), as doses chegaram em um avião que desembarcou às 9h45. A informação foi confirmada pela BHAirport, concessionária que administra o aeroporto.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que crianças poderão começar a ser vacinadas ainda nesta sexta. a primeira cidade a receber os imunizantes é Belo Horizonte.

A Latam, empresa aérea responsável pelo voo, disse à reportagem que o cancelamento ocorreu porque houve atraso na entrega das doses da vacina. De acordo com a assessoria, as doses deveriam ter chegado na noite de quinta-feira (13), mas só foram entregues somente na manhã desta sexta.

Por meio de nota, Ministério da Saúde da saúde informou que as vacinas estão a caminho dos estados e que "mudanças pontuais na logística dos voos não vão afetar o início da vacinação pediátrica."

A diferença entre vacinas para adultos e crianças

COR DA EMBALAGEM
Umas das principais diferenças das vacinas para crianças daquelas que são aplicadas em adultos é a cor das tampas –enquanto as pediátricas são laranjas, as dos maiores de 12 anos são roxas. O objetivo é facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e pelos responsáveis que acompanharão os pequenos nos postos de saúde.

DOSAGEM
Outro ponto é a dosagem. Enquanto para os maiores de 12 anos as doses da Pfizer são de 0,3 mL, para os mais novos a dosagem é inferior, de 0,2 mL. Nos outros produtos aprovados para adultos, como Coronavac e AstraZeneca, a dose é de 0,5 mL.

INTERVALO
O intervalo entre a primeira e a segunda doses do produto da Pfizer para crianças é de 21 dias. No caso do produto para maiores de 12 anos, o espaçamento é de até oito semanas. Em adultos, segundo a Anvisa, o prazo é de duas a quatro semanas com a Coronavac e de quatro a 12 semanas com a AstraZeneca. Em relação à Janssen, a segunda dose deve ser aplicada dois meses após a primeira.

ARMAZENAMENTO
O tempo de armazenamento também muda. Enquanto para os mais velhos o imunizante pode ficar na geladeira entre 2ºC a 8ºC durante apenas um mês, para os pequenos são permitidas até dez semanas. Além disso, o frasco da vacina das crianças comporta dez doses, mais do que a versão para maiores de 12 anos, cujo frasco comporta seis doses.

Atualizada às 11h33