Retratação

Após episódio de racismo, apresentador Stanley Gusman pede desculpas

O comentário do jornalista repercutiu nas redes sociais e gerou revolta pelo teor racista

Por Da redação
Publicado em 10 de julho de 2019 | 13:46
 
 
Stanley Gusman Foto: Reprodução Alterosa

O jornalista Stanley Gusman, que apresenta o “Alterosa Alerta”, na “TV Alterosa”, se desculpou ao vivo nesta- quarta-feira (10) após o comentário racista feito na última terça. 

Na nota lida, o jornalista pede desculpas à todos aqueles que podem ter se ofendido com seu comentário e afirma que o episódio o tem feito refletir. 

“Eu preciso me manifestar sobre o erro que cometi ao comentar o resultado da audiência no início do programa de ontem. Peço humildemente desculpas a quem eu tenha ofendido, estou extremamente constrangido e o episódio tem me feito refletir muito”, afirmou.

O apresentador também se desculpou com o repórter e com a emissora. 

Entenda o caso

Na terça-feira, em uma conversa ao vivo com seu repórter, Gusman questionou os resultados do Ibope com um comentário considerado racista. “O nome do cara é Montenegro. Se ele fosse do bem, ele ia chamar Montebranco”, afirmou em crítica ao presidente do instituto de pesquisa Ibope, Carlos Augusto Montenegro. 

Logo após a fala, aparentemente avisado pelo ponto, o apresentador ri desconcertado e afirma: “Não é de cor não gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Ih, vocês também são muito, né?!”, completou.

O comentário do jornalista repercutiu nas redes sociais e gerou revolta pelo teor racista. Muitos pediram, até mesmo, pela prisão do apresentador, pelo fato de injúria racial ser previsto em lei. 

A deputada estadual Andreia de Jesus (PSOL) se manifestou pelas redes sociais afirmando que fará a denúncia junto aos órgãos públicos.

“Vamos encaminhar um ofício para que o MPF e a Comissão de Igualdade Racial da OAB MG estejam cientes e possam tomar as devidas providências em relação ao caso. Não passarão!”, afirma.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais emitiu nota condenando a fala do jornalista. 

“Ao invés de fazer o uso da liberdade de expressão para a promoção de temas construtivos e de valorização da igualdade, o apresentador do Alterosa Alerta Stanley Gusman reverbera o racismo odioso que envergonha a sociedade brasileira”, destacou o texto.

A reportagem entrou em contato com a Alterosa e com a OAB MG, mas até a publicação desta matéria não responderam. 

O Ministério Público Estadual ainda não recebeu nenhuma denúncia contra o apresentador, de acordo com a assessoria. O Ministério Público Federal ficou de se manifestar.