Sem comprovante de vacina

Aulas presenciais da UFMG retornam integralmente nesta segunda

Uso de máscara continua obrigatório inclusive nos espaços abertos da universidade

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 26 de março de 2022 | 17:01
 
 
CIDADES BH MG: FOTOS UFMG CAMPUS PAMPULHA. REITORIA FOTOS: DENILTON DIAS / O TEMPO / 26.05.2014 Foto: DENILTON DIAS / O TEMPO

As aulas presenciais retornarão, em caráter obrigatório, para todos as turmas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a partir desta segunda-feira (28), com o início do novo ano letivo. O uso de máscara nos campi da instituição ainda é obrigatório, inclusive nos espaços abertos. 

A universidade não exige comprovante de vacinação, já que, segundo seu sistema de monitoramento, 98% da comunidade acadêmica estão vacinados com pelo menos duas doses. A reitoria recomenda que estudantes e funcionários utilizem máscara do tipo PFF2, que é mais segura contra o vírus do que as máscaras de pano ou cirúrgicas. 

O protocolo para afastamento de turmas em caso de registros de Covid-19 foram atualizados. Agora, as atividades serão interrompidas por uma semana somente se houver três confirmações de infecção ao longo de sete dias — a regra anterior previa interrupção das aulas por duas semanas caso houvesse um único caso. 

Espaço do Conhecimento voltará a receber estudantes

As excursões de turmas de estudantes ao Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, serão retomadas em abril, após terem sido paralisadas durante toda a pandemia. As inscrições das escolas para o próximo mês já estão encerradas, mas as regras para as visitas ao longo do ano podem ser consultadas pelas escolas que não conseguiram se inscrever para o sorteio. 

O Espaço do Conhecimento está aberto para visitação do público em geral das 12h às 17h, de terça a domingo, e de 12h às 19h, aos sábados. O planetário tem duas sessões diárias, entre as 13h e as 16h. A entrada é gratuita. 

UFMG lança portal com livros gratuitos sobre educação

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a UFMG mantém projetos online e lançou o Portal Livros Abertos, em que reúne materiais publicados pela comunidade acadêmica. O projeto foi desenvolvido pela Faculdade de Educação (FaE), parte de um esforço de aproximação com a comunidade iniciado durante a pandemia.