Até o fim da semana, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) espera liberar, parcialmente, a avenida Presidente Eurico Dutra, no bairro Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde uma cratera abriu no último dia 7 de março. A via está totalmente interditada há cinco dias, enquanto são feitas obras de substituição da rede de drenagem.

A projeção de liberação parcial — uma pista do lado direito e outra do lado esquerdo — foi apresentada pela prefeitura nesta terça-feira (12). Segundo o município, a liberação total só ocorre com a conclusão das obras, o que deve acontecer em 15 dias “a depender das condições climáticas e da não existência de mais pontos danificados”, informou o município.

“Também estão sendo feitos diagnósticos e inspeções na rede de drenagem à montante (superior) e à jusante (inferior) do ponto da erosão para identificar se existem mais locais ao longo da via com mais algum tipo de comprometimento. Caso ocorra, a manutenção e correção serão feitas”, explica o subsecretário da Suzurb, Leonardo Gomes.

Interdição e desvios

Agentes da BHTrans e da Guarda Municipal estão monitorando o trecho fechado e operando os desvios da interdição da Avenida Pres. Eurico Dutra, entre a Avenida José Maria Alkimin e a Rua Haiti. Os agentes estão reforçando as orientações aos motoristas e mantendo as condições da sinalização no local. O trecho interditado e os desvios estão sinalizados no Waze e no Google Maps, orientando os motoristas para evitarem a região e informando itinerários alternativos.

Cratera

A cratera se abriu na noite dessa quinta-feira (7 de março). O local fica perto da rua Haiti e da Central de Tratamento da Copasa. Um veículo chegou a cair no local, e o motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

A corporação informou que o homem de 50 anos estava consciente e com um corte profundo no nariz. O motorista disse ter sido surpreendido com a cratera no meio da pista e não teve tempo de desviar.