Volta à normalidade

Bancos vão voltar a funcionar em Barão de Cocais a partir de segunda

Outras agências, como a do Bradesco, decidiram abastecer os caixas eletrônicos e montar postos móveis de atendimento

Por Pedro Ferreira
Publicado em 26 de maio de 2019 | 15:08
 
 
Bradesco montou ponto móvel de atendimento em Barão de Cocais Foto: Cristiane Mattos

Barão de Cocais. Embora a ameaça de rompimento da barragem continue em Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, a cidade começará a voltar à normalidade nesta segunda-feira (27).  É o que espera o coordenador da Defesa Civil Estadual,  tenente-coronel Flávio Godinho.

Segundo ele,  algumas agências bancárias, que pararam de funcionar na semana  passada, por conta do risco de rompimento da barragem,  o que não aconteceu no sábado, como estava previsto,  vão voltar a funcionar na segunda. 

As outras agências, como a do Bradesco,  decidiram abastecer os caixas eletrônicos e montar postos móveis de atendimento.  Neste domingo (26), o Bradesco instalou a estrutura móvel no Posto 6 de Segurança, que fica na Praça de Eventos José Furtado, um dos locais onde a população poderá se proteger em caso de emergência.

"Tivemos um avanço em relação aos bancos ", disse o coronel Godinho,  que na sexta-feira fez um apelo aos gerentes para que voltassem a trabalhar de forma segura e consciente. Os clientes ficaram sem dinheiro e tiveram que ir sacar em Santa Bárbara. O comércio chegou a ser afetado.

Godinho explicou aos gerentes que a lama demoraria 1h30 para chegar ao centro de Barão de Cocais,  onde elas estão instaladas, e que algumas nem estavam na área da mancha. 

O tenente-coronel não sabe, no entanto,  se a única agência dos Correios,  que está fechada desde segunda-feira da semana passada, vai abrir amanhã. Os moradores estão tendo que ir à agência de Santa Bárbara. 

Móvel 

O gerente de estrutura de atendimento da matriz do Bradesco,  Henrique Ogata, explica que o posto móvel será inaugurado nesta segunda-feira para atender a população de forma humana e não deixar os moradores desassistidos. 

Os caixas eletrônicos da agência do Bradesco do centro serão abastecidos a partir das 11h desta segunda-feira. 

Já os atendimentos gerenciais serão na estrutura móvel. "Não vamos abrir a agência do centro por questão de segurança,  por causa do risco de rompimento da barragem ", reforça Ogata.
No posto móvel,  segundo ele, ficarão dois gerentes de atendimento,  mas não haverá saques eletrônicos pela estrutura não oferecer  segurança para esse tipo de operação. 

"Mas, os clientes poderão fazer todos os outros tipos de serviços,  como abertura de contas, um pedido de cartão, todos os negócios que eles fariam na agência bancaria eles poderão fazer na estrutura móvel ", esclarece Ogata.