Pandemia

Bares e restaurantes de BH voltarão a funcionar sem restrições de horários

A informação foi confirmada a O TEMPO pelo chefe do Executivo municipal, Alexandre Kalil (PSD); decreto deve ser publicado nesta sexta-feira (15)

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 14 de outubro de 2021 | 15:54
 
 
Avenida Alberto Cintra Foto: Alexandre Mota

A prefeitura de Belo Horizonte vai publicar nesta sexta-feira (15) um decreto no Diário Oficial do Município (DOM) que retira as restrições de horários para bares e restaurantes, determinadas devido à pandemia de Covid-19 na cidade.

A informação foi confirmada a O TEMPO pelo chefe do Executivo municipal, Alexandre Kalil (PSD). Os estabelecimentos poderão funcionar durante 24 horas na capital.

Até esta quinta-feira (14), o protocolo regrava que bares e restaurantes só poderiam abrir as portas entre 5h e 1h. 

Não haverá outras mudanças, nem liberação de outros tipos de empreendimentos, como boates ou locais fechados focados em entretenimento.

“Vamos só retirar a restrição de horário, por enquanto”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da cidade, André Reis à reportagem, quando questionado sobre demais alterações nos protocolos.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), Matheus Daniel, afirmou que a liberação é um pleito requisitado pela categoria. “Eu e [o vereador por Belo Horizonte] Léo Burguês já estávamos conversando com o secretário André Reis, e hoje, conseguimos a liberação com o prefeito [Alexandre Kalil]”, pontuou.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que divulgará novos protocolos de Covid-19 e os decretos e portarias serão publicados no Diário Oficial do Município (DOM) de amanhã (15). “A partir de amanhã, 15/10/2021, não haverá restrição de horário para bares, restaurantes e comércio de alimentos em geral. Outra medida será a permissão de se apresentar apenas o comprovante da segunda dose da vacina ou da dose única para que torcedores possam assistir à partida nos estádios. Esta regra vale também para a participação do público em eventos sociais e shows ao vivo”, disse.

Segundo a PBH, nos shows para mais de 1.500 pessoas, em locais que comportam pelo menos 6.000 espectadores, assim como nos estádios de futebol, a capacidade vai passar de 30% para 40%.