Com as chuvas dos últimos meses, quem passa pela MG-030, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, se depara com uma parte da pista da rodovia interditada após um barranco ceder na altura do bairro Aurilândia. Nesta quinta-feira (5), o trânsito funciona no sistema siga e pare. 

"Começou a deslizar com a chuva de dezembro. Aí desceu mais também em janeiro e fevereiro. Todos os dias caía barranco e a pista foi tomada pela terra. Com isso, os motoristas têm dificuldade de trafegar aqui tanto no sentido Belo Horizonte, como descendo para Nova Lima, Raposos e Rio Acima", explicou o segurança Josecari'as Lopes, de 62 anos, que mora na região.

ATENÇÃO, MOTORISTAS! Com as chuvas dos últimos meses, quem passa pela #MG-030, em Nova Lima, se depara com uma parte da pista da rodovia interditada após um barranco ceder na altura do bairro Aurilândia. Nesta quinta (5), o trânsito funciona no sistema siga e pare. #transito pic.twitter.com/MBruNExpRd

— O Tempo (@otempo) March 5, 2020

Com o trecho parcialmente interditado, o desvio acontece por dentro das cidades, o que faz com que o tempo de viagem aumente, dependendo do local de destino, em cerca de 25 minutos.

"Causa transtornos também para nós, pedestres. Esses dias eu quase fui atropelado por um motociclista porque a pista fica muito estreita. Já tiraram vários caminhões de terra aqui, mas continua cedendo e caindo mais", afirmou o idoso. 

O TEMPO fez contato com o Estado e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), mas foi informada que o local é de responsabilidade da Prefeitura de Nova Lima.

A prefeitura informou que o barranco cedeu devido ao excesso de chuvas. Além da limpeza da via, o governo municipal informou que já elaborou um projeto de contenção definitiva, que será iniciado nas próximas semanas. "Importante ressaltar que não é possível retirar todo o material depositado na via, neste momento, por motivo de segurança", disse.