Massa de ar frio e seca

Belo Horizonte bate recorde de frio com 6,3ºC e sensação térmica de -9ºC

No interior de Minas, a mínima foi de -4,5ºC em Monte Verde, no Sul do Estado, e a máxima deve ser de 32ºC no Norte.

Por Natália Oliveira
Publicado em 30 de julho de 2021 | 08:23
 
 
Moradores da capital tiveram que se agasalhar. Foto: Flávio Tavares

Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (30) com os termômetros marcando 6,3ºC na estação de Cercadinho, no Belvedere, região Centro-Sul da capital. Por lá, a sensação térmica foi de -9ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que não tem a série histórica de sensação térmica na capital. 

A máxima na cidade nesta sexta não deve passar de 20ºC. No interior de Minas, a mínima foi de -4,5ºC em Monte Verde, no Sul do Estado, e a máxima deve ser de 32ºC no Norte. Pelo interior não foi o dia mais frio do ano, já que Maria da Fé, também no Sul, tinha registrado -5ºC em 20 de julho. Na data também tinha sido o dia mais frio na capital até então, com 7,6ºC. 

Apesar de não bater recorde, o Sul de Minas registrou muita geada nesta sexta. Também houve geada em cidades da região metropolitana, Central e no Triângulo Mineiro. O frio intenso sentido se deve a uma massa de ar fria e seca que saiu do Sul do Brasil e chegou a Minas na quarta (28). Ela vai continua atuando no fim de semana, mas os termômetros sobem um pouco. 

Em Belo Horizonte a variação será entre 8ºC e 20ºC no sábado (31) e entre 7ºC e 20ºC no domingo (1). No interior do Estado, a variação será de -1ºC no Sul e 29ºC no Norte, no sábado e 1ºC no Sul e 29ºC no Norte, no domingo.

Recorde de frio

As últimas vezes que a temperatura ficou abaixo de 7ºC em Belo Horizonte, foi em julho de 2019, quando os termômetros marcaram 5,7ºC e em julho de 2017, quando foram marcados 6,1ºC.