Pelo menos dois casos suspeito de coronavírus são investigados em Belo Horizonte, de acordo com o último boletim de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta quarta.

O primeiro caso é de uma mulher de 57 anos residente de Belo Horizonte e que apresentou os sintomas respiratórios no último dia 22 e deu entrada no Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Venda Nova. 

"A paciente realizou viagem para Dubai, saindo de Belo Horizonte dia 25/01/2020, e durante a viagem esteve na Tailândia, Vietnã, Camboja chegando no último dia 17/02/2020 no Brasil e em Belo Horizonte dia 19/02.  Por se enquadrar nos critérios de caso, o hospital realizou a notificação de suspeita de Covid-19. A paciente está internada em isolamento hospitalar da rede suplementar do município de Belo Horizonte e o quadro de saúde é estável. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise.", informou a secretaria por nota.

Uma outra paciente de 25 anos está internada no hospital Júlia Kubistcheck também com suspeita da doença. A paciente, segundo a secretaria viajou recentemente para a Tailândia,  passando no Vietnã, Singapura e fazendo conexão em aeroporto de Abu Dabi e de Madrid durante seu deslocamento.

"Em 24/02/2020 voltou ao Brasil. Em 25/02/2020 procurou atendimento médico, sendo considerada caso suspeito de Covid-19. Esta paciente está internada em isolamento no hospital hospital Júlia Kubistschek, que faz parte da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais ( Fhemig), localizado na Capital e o seu quadro é estável. As amostras laboratoriais foram coletadas e enviadas para análise. Apesar dos dois casos suspeitos terem história de viagem à Tailândia e Vietnã, não possuem vínculo epidemiológico entre eles.", concluiu a secretária. 

Até a esta quarta-feira (26) foram notificados 04 casos suspeitos de Coronavírus em Minas Gerais, dois foram descartados após realização de exames e dois estão em investigação.

Primeiro caso no Brasil

Um homem de 61 anos é o primeiro caso de um morador do Brasil com coronavírus, não apenas o primeiro no país, como também o primeiro caso da doença em toda a América Latina.

Os primeiros exames do paciente, que deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmaram a presença do vírus em seu organismo. A contraprova corroborou os resultados do primeiro exame e este tornou-se o primeiro caso confirmado da doença no Brasil – a confirmação, aliás, veio do próprio Ministério da Saúde, em coletiva na manhã desta quarta-feira. 

O paciente viajou para a Itália – um dos países com mais pessoas afetadas pelo coronavírus – e retornou ao Brasil na última sexta-feira (21). Logo em seguida, ele apresentou os primeiros sintomas. 

Casos descartados em BH

Entre janeiro e fevereiro, duas pacientes deram entrada em hospitais de Belo Horizonte com sintomas semelhantes aos do novo coronavírus. Os dois casos acabaram descartados após todos os exames, coordenados pela Fundação Ezequiel Dias e pela Fiocruz. 

O primeiro caso aconteceu ainda nos últimos dias de janeiro. Após retornar de Wuhan – província da China onde apareceram os primeiros casos da doença –, uma estudante de 22 anos deu entrada com os sintomas da doença em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de BH. Mais tarde, ela acabou transferida para o Hospital Eduardo de Menezes – referência no tratamento a doenças infecto-contagiosas –, onde a suspeita acabou descartada. 

Já no começo de fevereiro, uma mulher de 49 anos acabou internada em um hospital particular de BH com sintomas da doença. Ela acabara de retornar de uma viagem a Xangai. Laudos da Fiocruz também descartaram a suspeita.