8,9ºC

BH registra menor temperatura de 2017 e sensação térmica chega a -5ºC

As baixas temperaturas são consequência de uma massa de ar frio e a tendência para a semana é de muito frio; vendaval da madrugada levou bombeiros a agir em 30 ocorrências de corte ou poda de árvores

Por José Vítor Camilo
Publicado em 03 de julho de 2017 | 08:19
 
 
Frio vai continuar no fim de semana em BH e região metropolitana Foto: Alex de Jesus / O Tempo

A população da região metropolitana de Belo Horizonte viveu na madrugada desta segunda-feira (3) o dia mais frio do ano, com os termômetros registrando 8,9ºC na capital mineira, segundo o instituto Tempo Clima Puc Minas. Devido aos fortes ventos que atingiram a região, nos pontos mais elevados da cidade a sensação térmica chegou a -5ºC. 

De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, as baixas temperaturas são consequência de uma massa de ar frio que está em atuação sobre o Estado, sendo que a tendência para a semana é de muito frio e vendavais. "É bem provável que amanhã tenhamos um novo recorde de baixa temperatura, já que a temperatura prevista é de 8ºC", explicou o profissional. 

Esta foi a menor temperatura registrada em BH nos últimos quatro anos, ainda conforme o meteorologista. "No ano passado o menor registro foi de 10,3ºC, em 2015 chegamos a 9,1ºC e, em 2014, os termômetros marcaram 9ºC", lembrou. 

Minas

O frio também continua no restante de Minas Gerais, principalmente no Sul do Estado, onde na madrugada desta segunda o registrou-se 5ºC, que não foi o recorde de temperatura, já que no dia 11 de junho a cidade de Monte Verde marcou 0ºC.