Previsão do tempo

BH terá queda brusca de 8°C na temperatura e melhora na qualidade do ar

Saiba como fica o tempo em BH e em Minas na próxima semana: a partir de domingo, a temperatura máxima cai e a umidade relativa do ar chega a 35%

Por Lara Alves
Publicado em 21 de setembro de 2019 | 09:02
 
 
Belo Horizonte Foto: Denilton Dias/O TEMPO

Após dias de calor sem trégua e índices baixíssimos de umidade relativa do ar, com o tempo quase tão seco quanto o desértico, a expectativa é que o cenário melhore nesses últimos dias do inverno, nas regiões próximas ao Sul de Minas Gerais e até em Belo Horizonte. 

Uma frente fria, que já chegou a Rio de Janeiro e São Paulo, avança sobre os municípios mineiros, e entre essa sexta-feira (20) e segunda-feira (23) é esperada uma queda brusca de 8°C nas temperaturas máximas registradas.

A nebulosidade também aumenta e, portanto, haverá uma melhora na qualidade do ar - com umidade girando em torno dos 35% ao longo da próxima semana. Mas, por enquanto, ainda não há nem previsões concretas de chuva para a capital, segundo O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) 

Sábado será quente

Com céu entre claro e parcialmente nublado, este sábado (21) ainda será muito quente na capital mineira. A máxima prevista para o dia  é 35°C, uma vez que uma massa de ar seco ainda atua sobre a cidade e a região metropolitana. 

A umidade relativa do ar também permanece baixíssima no decorrer do dia e, não à toa, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta quanto o fenômeno. O órgão recomenda que as pessoas se hidratem bastante e evitem atividades físicas ao sol. 

07h24 - A massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar em torno de 30% no período da tarde. até às 18h de sábado (21). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh
@OficialBHTRANS @Bombeiros_MG @TransitoBH @radioitatiaia @otempo @jornalhojeemdia @RadioBandNewsBH pic.twitter.com/WYkW90g9xu

— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) September 21, 2019

Situação melhora já no domingo

Contudo, a partir deste domingo (22), as temperaturas já entram em processo acentuado de queda. Assim, é esperado que as máximas permaneçam entre 31°C e 27°C nos próximos dias. 

A nebulosidade aumenta e o céu ficará encoberto com nuvens. Segundo o Inmet, com isso, será percebida uma melhora significativa na qualidade do ar, com índices próximos aos 35%.

É importante lembrar que, ainda na última semana, foi registrado o dia mais seco do ano, com umidade relativa do ar beirando os 12%, um quadro quase desértico. 

Chuva em Minas

Sul de Minas, Campo das Vertentes, Triângulo, Oeste e Zona da Mata são algumas das regiões do Estado contemplados por precipitações provocadas pela chegada da frente fria. Já são esperadas chuvas neste sábado (21) nos municípios integrados a essas áreas.