A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (8 de novembro), a abertura de consulta pública para mudanças na região central da cidade. A empresa pede “contribuições pertinentes” ao projeto de implantação de intervenções para prioridade de ônibus na avenida. Augusto de Lima entre a avenida do Contorno e a rua Rio Grande do Sul.
Recentemente, a avenida "perdeu" uma faixa de trânsito nos dois sentidos para a construção de uma ciclovia.
As intervenções desejadas pela BHTrans contemplam a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos da via. A mudança vai valer de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h, considerado horário de pico, além de outras melhorias nas interseções e pontos de ônibus.
A empresa pontuou que as áreas de estacionamento rotativo e áreas destinadas para carga e descarga serão mantidas. No sentido centro, a utilização do estacionamento será permitida após as 9h. No sentido bairro, não haverá mudanças e a utilização das vagas permanece inalterada, inclusive no horário de funcionamento da faixa exclusiva.
A população pode acessar documentos e o fórum de discussão pública por meio deste link. A consulta pública será eletrônica e ficará aberta para o envio de contribuições e sugestões pelo prazo de 30 dias a partir desta quarta.