'Santa Leitura'

Biblioteca a céu aberto movimenta domingo na Praça no Santa Tereza

Projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem como objetivo despertar na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo pela leitura

Por Manuel Marçal
Publicado em 17 de julho de 2022 | 13:58
 
 
Evento gratuito conta com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca em inglês Foto: Videopress Produtora

Histórias em quadrinhos, de contos de fadas, de grandes aventuras e até mesmo do mundo animal. Livros para todos os gostos e idades. Obras inclusive em inglês. O projeto social 'Santa Leitura', da idealizadora Estella Cruzmel movimentou o domingo, 17, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte.

O evento gratuito conta com uma passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca em inglês. O projeto voluntário e sem fins lucrativos, tem como objetivo despertar na criança, ou até mesmo no adulto, o desejo pela leitura.

A pequena Isabele Rodrigues, de 10 anos, conta o que já aprendeu em poucas horas lendo tantos livros. "Eu já li sobre gentileza e que é bom respeitar as pessoas. É um livro de um ursinho que explica sobre a gentileza: pedir por favor, ajudar a carregar a sacola dos mais velho".
A avó dela, Telma Soares de Oliveira, 58, fica orgulhosa com os aprendizados da neta e fala sobre a importância do contato físico com as obras. "A internet tem tirado isso das crianças. Você manusear o livro, ver as gravuras no livro, é diferente de você ver no celular, de ver pela internet. Então, é muito educativo. Você viaja sem sair de casa. Tem isso:  Vai para outros países que você não pode conhecer, conhece através do livro".

O “Santa Leitura” chegou à praça Duque de Caxias em abril de 2013 e permaneceu até 2018. Com os eventos mensais de incentivo à leitura para todas as idades. Agora, com esse novo formato, infantil e bilíngue, o projeto está de volta desde junho. Ele acontece todo terceiro domingo do mês.
A idealizadora da iniciativa, Estella Cruzmel dá uma dica importante para os pais que querem fazer com que os pequenos leiam mais. "Deixem livros espalhados pela casa.  A criança adquiri o hábito da leitura desde criancinha. Temos que ler muito para eles".

O servidor público Marco Patricio, 47, tem levado essa dica à risca. Ele sempre lê para o Pedro de um aninho. 'Ele ama cachorro, então peguei esse livro de cachorros e estou lendo essas histórias para ele".

O Webert da Silva, 39 anos, não mora no bairro e descobriu o projeto passeando com a filha. Ele acredita que seria bom se todas as praças da capitais tivessem uma iniciativa de lazer como essa. "Eu vim só para tomar um sorvete. Agora, minha filha pode brincar e ler. Se todas as praças tivessem isso, seria bom. Porque o desenvolvimento da criança depende disso, da leitura. A gente não tem muita oportunidade de lazer, eu trabalho a semana inteira e quase não tenho tempo. E uma iniciativa como essa é fantástica".

Atualmente, o projeto "Santa Leitura" está em uma casa no bairro Castanheiras, em Sabará-MG, com uma biblioteca infantil que faz parte das Obras Sociais São Gabriel. No local, a idealizadora Estella Cruzmel mantém 2 mil livros.


No próximo domingo, dia 24, o Santa Leitura estará na Praça São Geraldo, no bairro de mesmo nome, na região Leste, das 9h às 13h.