Depois de ser interditada pelo Corpo de Bombeiros durante uma vistoria na manhã desta sexta-feira (8), a Bienal do Livro de Contagem foi liberada após uma nova vistoria na tarde desta sexta. Por nota a Prefeitura de Contagem informou que "todas as medidas de regularização solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para o funcionamento da III Bienal do Livro foram tomadas e a programação voltará a ocorrer normalmente".
Pela manhã, os bombeiros consideraram que "as informações técnicas sobre o evento, enviadas pelos organizadores à Corporação, e a realidade do local não estavam compatíveis. Inicialmente, os dados técnicos informados pelos organizadores enquadravam o evento em uma classificação de risco mínimo, o que isenta o mesmo de envio de projeto técnico ao CBMMG. Porém, conforme constatado pela equipe de vistoria, a estrutura do evento se apresentava com uma classificação de risco superior e que exige a implementação de medidas de segurança contra incêndio e pânico para adequá-la à legislação vigente", explicaram os bombeiros mais cedo.
O evento começaria nesta sexta mais cedo e por causa disso, parte das atividades foram perdidas. "Infelizmente Contagem perdeu um dia inteiro de grandes conversas e possibilidades incríveis de crescimento e enriquecimento cultural, perdemos a chance de conversar com um dos maiores escritores do Brasil, Daniel Munduruku.Voltaremos hoje, agora, 8 de novembro, com Anielle Franco e Márcia Maria Cruz. Logo após temos Miriam Leitão e Sérgio Abranches. Abrimos o espaço e o acesso ao auditório principal é livre. Venham!", convidou a organização do evento.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Bienal.
Veja a nota completa dos bombeiros:
Em vistoria nesta tarde (08/11), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a desinterdição da Bienal do Livro de Contagem.
No local, a equipe de vistoria constatou que os organizadores do evento providenciaram medidas mínimas de segurança contra incêndio e pânico para a realização do evento, sanando aspectos relacionados ao risco iminente.
A organização do evento foi notificada pelo descumprimento da legislação vigente.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância dos organizadores de eventos estarem atentos às normas de segurança contra incêndio e pânico com objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos nas atividades.