A Justiça decretou a prisão temporária por feminicídio do engenheiro Luiz Gustavo Lopes Silva, de 27 anos, na noite desta segunda-feira (27). Ele é o principal suspeito de matar a ex-namorada, Monique Ferreira da Costa, de 21 anos, embalar o corpo em plástico bolha e abandoná-lo na BR-040. A decisão foi tomada horas depois de a Justiça ter concedido ao engenheiro liberdade provisória e fixado fiança em um salário mínimo por fraude processual.
De acordo com a Polícia Civil, Luiz Gustavo foi detido no último sábado (25), quando estava no apartamento de Monique, no bairro Industrial, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Acredita-se que ele estava se preparando para se livrar de provas e fugir para o Estado de São Paulo. Luiz Gustavo foi preso em flagrante e encaminhado ao Ceresp Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte.
Embora tenha sido concedida a liberdade provisória por fraude processual, a solicitação de manutenção da prisão por suspeita de feminicídio foi protocolada pelo delegado da Polícia Civil que está à frente do caso, Alexandre da Fonseca. "Acabei de protocolar a solicitação de manutenção de prisão. Ele vai ficar preso temporariamente por suspeita de feminicídio", disse o delegado.
Segundo a advogada da família de Monique, Tereza Grossi, uma das principais provas contra Luiz Gustavo é que ele chegou machucado na delegacia e se complicou ao ser questionado pelo delegado, optando por ficar em silêncio. "Quando a solicitação de liberdade provisória pelo crime de fraude processual chegou ao setor responsável que é administrado pela Polícia Civil, o órgão declarou ter provas sustentáveis para manter a prisão, no que se refere, ao pedido de prisão por suspeita de feminicídio", afirmou.
Liberdade cancelada
Fontes ligadas ao sistema prisional informaram que o pedido de soltura de Luiz Gustavo referente ao crime de fraude processual ainda tramitava online pelo Ministério Público e Polícia Civil. Contudo, após a decisão de manutenção da prisão temporária por feminicídio, ele permanecerá detido no Ceresp Gameleira.