Centro-Oeste de Minas

Cenipa vai investigar causas para a queda de avião em Itaúna

Aeronave de pequeno porte caiu quando o piloto se preparava para pousar e pegou fogo; havia quatro tripulantes e ninguém ficou ferido

Por Natália Oliveira
Publicado em 31 de outubro de 2020 | 21:35
 
 
Aeronave ficou destruída Foto: Corpo de Bombeiros

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar as causas da queda de uma aeronave nesta sexta-feira (30) em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Uma equipe do Cenipa já foi para o local, são realizadas coletas de dados e feitas imagens do jato. Posteriormente os tripulantes serão ouvidos. 

A aeronave caiu quando se preparava para pousar e pegou fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia quatro tripulantes no avião: o piloto, o copiloto e um casal de passageiros. Eles conseguiram sair antes das chamas começarem e não ficaram feridos.

As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas descartaram a necessidade de deslocamento até o hospital. "A equipe da USA encontrou com as quatro pessoas que estavam a bordo, três homens e uma mulher, sem idades identificadas. Estavam conscientes e estáveis, com escoriações leves. Não queriam ser encaminhadas para atendimento secundário, mas seguiram com apoio da equipe da USA para o Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna para realização de exames", informou o Samu.  

Segundo nota do órgão, os tripulantes contaram que quando a aeronave ia pousar, ela derrapou na pista e os tripulantes pularam do veículo. Logo depois jato caiu em um barranco de aproximadamente 30 metros e em seguida pegou fogo

Os bombeiros precisaram apagar as chamas na aeronave, um jato modelo Phenom 100, particular.  A queda ocorreu na rodovia MG-050, na altura do KM, 103, próximo ao local do pouso, em um aeroporto particular na fazenda São Pedro.