Após quase dois meses sem chuvas, voltou a chover em Minas Gerais, nesta quarta-feira (31) em cidades do Sul do Estado como Monte Verde, Machado, Maria da Fé e Passa Quatro. Uma massa de ar úmido que passou para o local provocou as chuvas fracas entre 1,4 e 3,4 milímetros.

No próximo sábado (3) há possibilidade de chuvas para o Sul, Leste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Em Belo Horizonte, as chuvas devem chegar só no domingo (4), quando as temperaturas devem cair. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primeira semana de agosto deve ter chuvas e ficará muito frio. 

"Uma frente fria que atua no Sul do Brasil vai chegar ao Sudeste e provocar chuvas. Uma massa de ar polar vai vir junto e derrubar as temperaturas, os termômetros podem chegar a 8ºC. Será um frio como experimentamos no início de julho", explicou o meteorologista Kleber Souza. 

A chuva vai vir para aliviar o tempo seco que até sexta-feira (2) vai deixar a capital mineira em estado de alerta. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 30% ou menos por causa de uma massa de ar seco que está atuando em Minas Gerais. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é acima de 60%. 

A temperatura ao logo da semana vai subir até sexta deve ficar em 29ºC. Pela manhã o frio se matem e os termômetros devem chegar a 10ºC. 

Nesta semana é muito importante que os mineiros se cuidem por causa do tempo seco umidificando o quarto com bacia de água ou umidificadores, beber muita água, evitar alimentos pesados e, principalmente, beber muita água.


Veja as recomendações da Defesa Civil:

Hidrate-se durante o dia

Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

Evite frituras;

Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;

Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).