ALÉM DA CAPACIDADE

'Círculo de amor' bate recorde de procura para doar leite materno

Hospital que centraliza as doações informou que estourou a capacidade de receber as doações em uma tarde devido ao aumento na procura

Sex, 01/07/16 - 19h41

Desde essa quinta-feira (30) a pequena Marta passou a ser amamentada com o leite disponível no estoque do Hospital Sofia Feldman que, com a convocação das mães feita pela internet para manter a reserva abastecida, estourou a capacidade da maternidade em uma tarde. “Somente ontem (30) tivemos mais de 100 mulheres ligando querendo doar (leite materno) em ato de solidariedade a esse caso”, conta a presidente do comitê de aleitamento, Cintia Ribeiro.

A jornalista Raquel Santiago, 35, que já foi doadora de leite materno, fala sobre a experiência: “O que me motivou a ser doadora foi a gratidão por ter tido uma filha tão saudável. O aleitamento materno faz toda a diferença na saúde do bebê”, disse.

Diante da grande procura, e por se tratar ainda de um posto de coleta vinculado ao Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, instituição responsável pela pasteurização do leite recebido em toda capital, o Sofia Feldman, publicou uma nota em sua página no Facebook explicando a situação. “O Odete Valadares sendo o único de Belo Horizonte, sua capacidade física e humana, neste momento, não atenderia a mobilização e a solidariedade de tantas mães, o que também nos impossibilita de continuarmos a receber novas doações”.

No entanto, a presidente do comitê adiantou que o hospital está em fase final no processo de abertura do seu próprio banco de leite. A previsão é de que o setor comece a funcionar dentro de no máximo três meses. “O objetivo é que a gente consiga oferecer leite humano pasteurizado para todos os bebês internados no CTI”, finaliza Cintia.

Mães com interesse em fazer doações futuras podem se cadastrar pelo telefone do lactário do Hospital Sofia Feldman: (31) 3408-2256

Clique aqui e leia a reportagem que conta o que gerou o círculo de amor em torno da pequena Marta. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.