O Governo de Minas informou nesta quinta-feira (3) que a "Onda Vermelha" terá critérios diferentes. A partir de agora, a situação epidemiológica da Covid-19 será analisada em cada município para determinar o que fecha e o que abre. Isso significa que, apesar de estarem na mesma fase do programa Minas Consciente, cada cidade terá regras distintas do funcionamento do comércio.

O Estado explicou que irá observar dois indicadores para definir em que categoria as localidades se enquadram. São eles: Incidência e Espera por Atendimento. Com base nos números, os cenários da pandemia serão classificados da seguinte forma: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável.

“Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no Estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.  

Os municípios que receberam as três classificação mais críticas terão que adotar as seguintes medidas: 
      
- Proibição de academias, clubes e salões de beleza; 
- Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais, como museus e parques;
- Alimentação em bares e restaurantes - limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.

Conforme o Estado, a nova regra vai entrar em vigor a partir de domingo (6), nas macrorregiões Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul. No total, são 343 municípios afetados. Confira a lista aqui.

Nos demais na "Onda Vermelha", essas atividades estão liberadas, mas com restrição nos bares. Os estabelecimentos só podem funcionar com entrega dos produtos, inclusive no balcão.

Em comum entre todas as cidades nesta fase está o distanciamento entre as pessoas de três metros. Dentro dos estabelecimentos, deve ser respeitada a capacidade de 10 metros por pessoa, e a lotação máxima é de 50%. Os eventos ficam restritos a no máximo 30 pessoas.

Veja o que está liberado na Onda Vermelha para todos os municípios:

- Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros
- Serviços de ambulantes de alimentação
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito
- Vigilância e segurança privada
- Serviços de reparo e manutenção
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões
- Construção civil e obras de infraestrutura
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores

A adesão ao Minas Consciente, segundo explicou o Estado, é opcional. Atualmente, 672 dos 853 municípios mineiros seguem as normas do programa. Apenas na "Onda Roxa", a mais severa e que, inclusive, impõe toque de recolher, as normas são obrigatórias.