Pandemia

Coronavírus: CBTU não foi notificada sobre paralisação do metroviários em BH

Segundo o Sindimetro, a CBTU receberá um documento oficial do sindicato avisando sobre a paralisação nesta segunda (23); no mesmo dia inicia a paralisação

Por Natália Oliveira e Thiago Nogueira
Publicado em 22 de março de 2020 | 11:01
 
 
Viagens estão com maior intervalo por causa do movimento grevista Foto: Fred Magno / O Tempo

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, neste domingo (22), que não foi notificada e desconhece qualquer movimento grevista proposto pelo Sindicato dos Empregados em Transporte Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG).

Neste sábado, os metroviários decidiram que o metrô de Belo Horizonte não irá funcionar a partir de segunda-feira (23). A medida foi tomada na tentativa de contenção da pandemia de coronavírus na capital. A diretoria do sindicato informou, em nota, que é uma decisão difícil para todos, mas necessária.

"A diretoria do Sindimetro-MG vinha negociando com a direção da CBTU várias formas de se evitar um colapso total do sistema para que as operações continuassem sem pôr em risco a saúde dos usuários e trabalhadores. Contudo, diante das fortes evidências do rápido contágio pelo coronavírus e que a saúde e a vida dos trabalhadores e usuários estão em risco, a empresa não garantiu a segurança necessária para o empregado e pela própria natureza da atividade que é o transporte de pessoas, o Sindimetro-MG não pôde mais protelar a decisão de paralisar todas as atividades", diz o sindicato, em comunicado.

Segundo o Sindimetro, a CBTU receberá um documento oficial do sindicato avisando sobre a paralisação nesta segunda (23).