O comitê de enfrentamento da Covid-19 de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, definiu alterar o horário de funcionamento do comércio da cidade a partir desta quinta-feira (30). A decisão foi tomada após reunião do grupo com o Sindicato do Comércio Varejista de Divinópolis (Sincomércio). Desde o início da pandemia de coronavírus, os estabelecimentos estavam funcionando das 10h às 16h. Com a nova decisão, o horário será ampliado.
De acordo com a prefeitura, o comércio varejista poderá funcionar das 9h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira. Já os shoppings e atacados poderão funcionar de segunda a sábado, das 8h às 16h. Já o shopping center do município poderá funcionar de terça a domingo, das 12h às 22h. De acordo com o Executivo municipal, a medida atende o pedido do sindicato. Para que os horários entrem em vigor, uma circular também deve ser publicada nesta quarta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Com a expectativa de venda para o Dia dos Pais, o comitê também abriu uma exceção para que o comércio funcione no dia 7 de agosto, sábado. “É, junto com o Natal, a data que o comércio registra os maiores índices de venda. É importante reforçar para a população que, caso saiam de casa para comprar presentes, já saiam com destino certo, evitando aglomerações no Centro e prezando pela saúde de todos. Da mesma forma, os estabelecimentos continuarão com as medidas protetivas”, confirmou Gilson Amaral, presidente do Sincomércio.
Alimentação
De acordo com a Prefeitura de Divinópolis, o comitê de enfrentamento da Covid-19 da cidade também definiu novas regras para o setor alimentício. A partir dessa quinta-feira (30) as padarias vão poder voltar a servir comidas no modo self-service, desde que sejam oferecidas luvas individuais aos clientes. Restaurantes também vão poder reabrir à noite, das 18h às 23h, e as lanchonetes vão poder funcionar das 7h às 18h.
Covid-19
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nessa terça-feira (28), Divinópolis tem 604 casos confirmados de coronavírus, sendo que em 526 doentes já se recuperaram. O município também registou 22 óbitos por Covid-19.