A campanha de vacinação contra a Covid-19 avança em Belo Horizonte e, nesta quinta-feira (15), chega até os trabalhadores de saúde com idade entre 43 e 49 anos. Terão direito às doses dos imunizantes os profissionais da área que fizeram cadastro no site da prefeitura.
Para garantir a aplicação, é preciso seguir outros requisitos, como atuar em estabelecimentos de saúde de BH; ter completado 43 anos ou mais até 30 de abril; não ter recebido vacina contra a Covid-19; não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias; e não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias.
A imunização ocorrerá em nove pontos exclusivos, das 7h30 às 16h30. Os endereços podem ser consultados aqui. A PBH informou que é preciso apresentar os seguintes documentos no momento da vacinação:
· Documento de identificação com foto;
· Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde); e
· Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:
· Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
· Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
· Contrato de trabalho; ou
· Relatório do CNES; ou
· Declaração de Imposto sobre a Renda - Pessoa Física 2020 – ano-calendário 2019 ou 2021 – ano-calendário 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou
· Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde (conforme modelo).
Conforme orientações do Ministério da Saúde, "trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação".