Região Central

Dez famílias de Itatiaiuçu não serão mais evacuadas, diz Defesa Civil

Defesa Civil detalhou também que sete famílias já estão em novas residências, enquanto outras duas estão em casas alugadas

Por Laura Maria
Publicado em 09 de julho de 2019 | 20:24
 
 
Famílias precisaram se mudar após risco de rompimento de barragem Foto: Defesa Civil/divulgação

Cinco dias após a Defesa Civil de Minas Gerais informar que 23 famílias de Itatiaiuçu, na região Central do Estado, deveriam deixar suas casas por risco de rompimento de barragem, o órgão afirmou, nesta terça-feira (9), que dez dessas famílias não serão mais evacuadas de suas casas. As propriedades, entretanto, serão demarcadas com cercas - seis já passaram pelo procedimento, enquanto as outras quatro serão delimitadas até esta quarta (10).

Ainda segundo o órgão, após o aviso de evacuação, foi feita análise de  georreferenciamento que constatou que, das 23 residências apontadas como localizadas em zonas de risco, seis estavam em áreas seguras. Entretanto, foi acrescida à nova contagem outras duas novas casas. Portanto, 19 propriedades seriam de fato afetadas com um possível rompimento da barragem da ArcelorMittal.

No comunicado, a Defesa Civil detalhou também que sete famílias já estão em novas residências - seis delas, estão em casas alugadas, enquanto outra em residência de parentes. Além disso, outras duas famílias estão em processo final de seleção e ajuste dos imóveis. O prazo é que essa transição seja finalizada até quarta (10).

Os novos reajustes foram feitos após reunião realizada pela Defesa Civil nesta manhã juntamente com o órgão municipal e com representantes da ArcelorMittal. O objetivo foi verificar o andamento das ações de assistência e evacuação das famílias afetadas em razão do novo estudo de ruptura (Dam Break) da Barragem da Mina Serra Azul.

Simulado

No dia 6 de abril, foi realizado simulado em Itatiaiuçu com o objetivo de preparar a comunidade em caso de uma eventual emergência. Participaram do simulado 250 pessoas de um total de 400 registradas.