A manhã deste domingo (10) acordou mais mágica para as crianças dos bairros Sagrada Família, Guarani e Fernão Dias, em Belo Horizonte, com as atividades do Projeto A Rua é Nossa. As festas de final de ano estão se aproximando e, por isso, a iniciativa promoveu a visita do Papai Noel nas três unidades do projeto, com atividades recreativas para toda a família. 

Na Unidade Sagrada Família, situada na avenida Petrolina, entre às ruas Jacques Luciano e Watson Rachidi, a ação contou com cerca de 10 brinquedos, eentre infláveis para todas as idades, mesa de totó e recreação com desenho. Diversas famílias aproveitaram a manhã no evento, que tinha monitores supervisionando as crianças,  garantindo a segurança da atividade e até música ao vivo. 

Leandro Bastos, 43, foi um dos moradores da região que que levou o filho, Augusto, para aproveitar a manhã ao ar livre. “Eu acho essa atividade muito importante porque faz parte de uma socialização das crianças. Aqui no bairro tem muito apartamento e os meninos não tem mais aquela coisa de brincar na rua que nem antes. Essa iniciativa acaba tirando eles um pouquinho de dentro do apartamento para aproveitar o espaço público”.

Leandro que disse que quando o filho viu o papai Noel, saiu correndo para fazer um registro com um bom velhinho. Para o pequeno Augusto, 7, essa era a oportunidade que ele estava esperando. “Teve um dia na praça da Liberdade que eu vi ele, mas eu não tirei foto que já tinha encerrado. Hoje foi a segunda vez e eu consegui a foto”, destaca a criança.

Quem também amou a atividade foi o apresentador de eventos Hebert Cordeiro, 33. O profissional foi Papai Noel da Unidade Sagrada Família e destacou a sensação de possibilitar memórias felizes aos pequenos. “É uma emoção ímpar! Cada sorriso traz um renovo na nossa vida. E é um sorriso um mais lindo que o outro, as crianças falando uma pérola mais impressionante que a outra. Só faz a gente mais feliz”, comenta.

Boas memórias para a criançada

O Programa A Rua é Nossa, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) e presente em oito regionais da capital mineira, oferta, semanalmente e de maneira gratuita,  jogos, oficinas recreativas, circenses e atividades de resgate às brincadeiras tradicionais, Os moradores da região e das proximidades também tem acesso à diversos equipamentos para a prática de atividades como skate e slackline, vôlei, futebol e basquete. 

Mas nesse final de ano a atividade vai além, e possibilita que crianças tenham acesso ao Papai Noel, figura mítica que permeia o imaginário infantil. Um clássico de Natal é a famosa foto com o Bom Velinho, mas, esse serviço, regularmente disponível em shopping centers, custa em média R$ 40 reais. E esse valor, muitas vezes pode ser um empecilho para que algumas famílias criem essas memórias para seus filhos.

Quem ressalta essa importância foi a manicure e babá, Cintia Bastos, 25, que estava no evento acompanhada de seus filhos Noah, 4, e Serena, 6. “Eu acho super legal porque tem criança que não tem disponibilidade para ir em outro lugar, eles cobram, às vezes não tem dinheiro para pagar e aqui é uma coisa gratuita que dá acesso à todas as crianças que moram aqui no bairro de tirar foto com o papai Noel e participar desse momento super legal!”, ressaltou a moradora. 

Com a visita do Papai Noel e as ações deste domingo, o programa encerra as atividades em 2023 e fará um pequeno recesso de final de ano. Para mais informações sobre o Programa A Rua é Nossa, acesse o site da Prefeitura de Belo Horizonte.