Religião

Entenda por que é feriado de Assunção de Nossa Senhora em Belo Horizonte

Hoje também é celebrado o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital

Qui, 15/08/19 - 07h30
Igreja da Boa Viagem passou por processo de restauro | Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/BH

Ouça a notícia

No dia em que a Igreja Católica relembra a Assunção de Nossa Senhora, comemora-se também outros títulos atribuídos à Virgem Maria. Dentre eles, o de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte, celebrada neste 15 de agosto (quinta-feira) e motivo de feriado na capital mineira.

Para comemorar a data, a Arquidiocese de Belo Horizonte montou uma programação que incluem missa, procissões, carretada com a imagem da santa e a abertura da 6ª Assembleia do Povo de Deus, pelo arcebispo dom Walmor (confira ao fim desta matéria).

Em meio a títulos variados da mãe de Deus, podem surgir dúvidas quanto à origem e significado deles. Por isso, a reportagem de O TEMPO conversou com o pároco da Igreja da Boa Viagem, Marcelo Silva, que esclarece alguns pontos, a começar, pelo significado da assunção de Nossa Senhora. “É a elevação do corpo e da alma de Maria aos céus após a sua morte”, afirma. 

Esse tipo de afirmação é apontado pela Igreja como dogma de fé, que foi instituído pelo papa Pio XII no ano de 1950. Apesar de não estar revelado na bíblia, a tradição católica revela que a Virgem possa ter morrido por volta dos seus 50 anos. 

“A ideia de ela ser elevada de corpo e alma demonstra que ela não tinha pecado original. O sentido dessa celebração está na superação da Igreja primitiva”, diz Silva, que recomenda a leitura dos textos bíblicos desta quinta para melhor compreensão do mistério.

Nossa Senhora da Boa Viagem

E quanto ao título a Nossa Senhora da Boa Viagem? A devoção a ela vem de Portugal. Em 1709, o lusitano Francisco Homem del Rey atravessou o oceano Atlântico e se estabeleceu na região onde está Belo Horizonte. Para protegê-lo na jornada, ele carregou consigo uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e, quando na cidade, construiu para ela uma capela de pau-a-pique para abrigá-la.

Segundo o padre, a capela virou ponto de referência religioso para os viajantes que passavam pela região, que ainda era denominada Curral Del Rey. A partir daquele momento, a virgem passou a ser lembrada como a padroeira de Belo Horizonte, o que se concretizou com a construção da igreja, no bairro que leva o nome dela, na região Centro-Sul da capital.

“Na comemoração de cem anos da Independência do Brasil, em 1922, foi construída a catedral. As cores originais do interior dela, inclusive, são verde e amarelo, que remetem às cores brasileiras”, diz o padre.

Obra

Os fiéis podem, agora, conferir essas cores. No último dia 4, após seis meses de trabalho de restuaração, foi inaugurado o altar e o presbitério da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da capital. Ao todo, foram gastos R$ 500 mil.

Os serviços foram custeados a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, assim como doações espontâneas de paroquianos e amigos do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e eventos organizados pela comunidade paroquial.

Os restauros contemplaram a composição do altar, as cores das paredes, os relevos decorativos, as pinturas artísticas e vitrais. O telhado, um dos pontos mais sensíveis e o acervo, já estão concluídos. Duas capelas laterais, que ficam no interior do templo, também foram restauradas. As próximas etapas da restauração ainda dependem de captação de recursos e doações

Confira a programação deste feriado

15h – Abertura da 6ª Assembleia do Povo de Deus. A solenidade será no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei (avenida Cristiano Machado, 11.910, bairro Juliana – em frente à Estação Vilarinho do metrô)

16h – Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Saindo da Catedral Cristo Rei até à praça da rodoviária.

17h – Procissão luminosa pelas ruas do Centro. Fiéis são convidados a levar velas saindo da praça da rodoviária em direção à catedral.

18h – Missa no Santuário da Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A celebração será presidida por dom Walmor celebra a Missa que conclui a programação.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.