Pampulha

Explosão no departamento de química da UFMG mobiliza os bombeiros

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local para o atendimento a ocorrência. Apesar do susto, não há vítimas

Por Natália Oliveira e Manuel Marçal
Publicado em 09 de dezembro de 2021 | 12:47
 
 
Fumaça se formou no prédio. Foto: Reprodução / Whatsapp

Uma explosão no departamento de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha, mobiliza o Corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (9). De acordo com a corporação, houve muita fumaça no local.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local para o atendimento a ocorrência. Apesar do susto, não há vítimas. Os bombeiros avaliaram que não havia mais riscos de gases no local e nem risco as estruturas do prédio. O local chegou a ficar isolado, mas já foi liberado. 

O chefe do departamento de Química da UFMG Ruben Dario explicou que os alunos realizaram uma experiência no laboratório de reações especiais, que fica na área externa ao prédio principal e por isso houve a explosão. "O laboratório foi construído com este objetivo, para que possamos desenvolver reações que exigem maior risco", explicou. 

O pesquisador destacou que não houve uma grande explosão no local. "Gostaria de reforçar isso. Houve na verdade uma pequena explosão, seguida de um pequeno foco de  incêndio". 

Ele explicou ainda que no momento em que é feita a reação química, os usuários do laboratório têm que deixar o local; ao término, entram de volta. Dario  destacou que este tipo de experimento é realizado há mais de 25 anos na academia e que até então não foi registrado nenhum incidente

Assim que ocorreu o princípio de incêndio, estudantes foram até a portaria do prédio Departamento de Química da UFMG para avisar do ocorrido. Os porteiros acionaram a sirene de evacuação do prédio. O alarme tocou durante 30 minutos e a brigada de incêndio atuou no local até a chegada dos Bombeiros.

O chefe do departamento de Química da UFMG afirmou que ainda é cedo para dizer as causas do incidente e que os fatos estão sendo apurados para corrigir eventuais falhas humanas ou de cálculo. 

Veja o que diz a UFMG:

O Laboratório de Reações Especiais, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), registrou, nesta quinta-feira, dia 9, um incêndio de pequenas proporções, sem vítimas ou perdas significativas.

O incêndio começou por volta das 12h e o Corpo de Bombeiros, rapidamente acionado, atendeu prontamente o chamado e conseguiu conter o fogo por volta das 12h30.

O incidente ocorreu em apenas uma das salas do laboratório que funciona em prédio específico e não integrado fisicamente ao complexo do Departamento de Química. As causas ainda estão sendo investigadas.