Estados Unidos

Falsificador famoso de Governador Valadares é preso pela Polícia Federal

Emigrantes usavam identidades falsas para conseguir passaportes; estes eram usados para entrar nos Estados Unidos e se manter no país

Por Lara Alves
Publicado em 24 de maio de 2019 | 11:57
 
 
Aumentam as demandas de brasileiros por vistos para saírem do país Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dos maiores falsificadores de documentos em Governador Valadares, no Vale do Aço, foi preso na manhã desta sexta-feira (24). A Polícia Federal aproveitou um mandado judicial de busca e apreensão e outro de prisão preventiva para frear as atividades do suspeito. 

As características da atividade criminosa do homem eram sempre muito parecidas. Ele falsificava carteiras de identidade para criar vínculos entre pessoas que fingiam ser pais e filhos menores de idade. 

"Com esses documentos falsos, as pessoas pleiteavam a obtenção de passaportes ideologicamente falsos, para viajarem para os Estados Unidos por rotas alternativas", informou a Polícia Federal. 

Segundo os agentes, em território norte-americano os passaportes eram usados para burlar a fiscalização das autoridades locais. Os emigrantes brasileiros aproveitavam o falso vínculo com uma criança menos de idade a fim de evitar que fossem presos ou deportados. 

O nome do falsificador não foi divulgado até o momento e, mais tarde, a Polícia Federal deve divulgar mais informações sobre a investigação.