São Francisco de Assis

Igrejinha da Pampulha é reaberta ao público com missa e plantio de árvore

Em ação inspirada no papa Francisco, dom Walmor Oliveira de Azevedo plantou uma muda de ipê no entorno do templo

Por Raquel Penaforte
Publicado em 04 de outubro de 2019 | 11:14
 
 
Fiéis participaram da missa de reabertura da igrejinha da Pampulha Foto: Fred Magno/O TEMPO

Cantando a oração de São Francisco, dezenas de fiéis participam da celebração de reabertura da Igrejinha da Pampulha, nesta sexta-feira (4).

Fechada há quase dois anos para reformas, o templo estará aberto diariamente para o público e terá missa aos domingos.

No dia do santo, padroeiro da igreja e dos animais, pobres e da natureza, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, iníciou o festejo plantando uma muda de ipê no entorno do templo religioso. "É uma ação inspirada no papa Francisco e tem tudo a ver com que está acontecendo na Amazônia", disse. 

Também neste dia, o pontífice plantou nos jardins do Vaticano uma azinheira de Assis. 

Dentro do templo, além da comunidade de Belo Horizonte, turistas e autoridades ouvem a benção proclamada por Dom Walmor.

"Temos um compromisso em preservar a Igreja de São Francisco e de aprender sobre o meio ambiente e sobre a ecologia integral", disse.

Veja, na galeria a seguir, mais fotos da igreja hoje. Crédito: Fred Magno

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por InstaTEMPO (@otempo) em

Reforma

Além dos 14 quadros de Portinari, que simbolizam a Via Sacra, a reforma da igreja também restaurou as trincas, o revestimento interno de madeira e a recuperação do telhado.

"As infiltrações estavam colocando as obras em risco. A reforma executada por profissionais mineiros foi feita com muita excelência", afirmou a presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

Ao todo, foram gastos R$ 1,7 milhão com a reforma que durou quase dois anos.

Um dos engenheiros responsáveis pela obra, Cláudio Pereira, contou que foi adotada uma tecnologia da Nasa na igreja.  "A manta de impermeabilização é de um material usado pela Nasa, e tem a função de impedir a transferência de calor do concreto para o interior da igreja" disse.