Falha no sistema

Inoperância na votação de conselheiros tutelares pode virar caso de polícia

Quem não votou por conta das falhas do site responsável em computar os votos pode abrir um boletim de ocorrência

Por Alice Brito
Publicado em 01 de outubro de 2023 | 14:39
 
 
Quem não votou por conta das falhas do site responsável em computar os votos pode abrir um boletim de ocorrência em qualquer base da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar. Foto: Bruno Daniel

A instabilidade do sistema para a escolha dos conselheiros tutelares de Belo Horizonte para o quadriênio de 2024/2027, realizado neste domingo (1º), pode virar caso de polícia. Isso porque, quem não votou por conta das falhas do site responsável em computar os votos pode abrir um boletim de ocorrência em qualquer base da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar. Além disso, na própria sessão o eleitor pode solicitar para que a reclamação conste em ata. As reivindicações serão apuradas pela Defensoria Pública de Minas Gerais que pode ou não solicitar o cancelamento do pleito.

VEJA TAMBÉM: MPMG recomenda ampliação do horário de eleições dos Conselhos Tutelares em BH

De acordo com a defensora pública e titular da primeira defensoria especializa em crianças e adolescentes Eden Mattar, ela acompanha o processo de votação em diversas zonas eleitorais e percebeu a interrupção do sistema por várias horas. Por conta disso, muitas pessoas deixaram de votar.

"Não me recordo que questões climáticas, como a chuva que caiu durante a manhã e tarde, tenha sido a causa de desistência do voto. O que acompanhei foram as falhas sistêmicas. Tais falhas podem ser a explicação caso tenho um baixo número de eleitores", destacou Eden Mattar.  

Ainda segundo Eden Mattar, o papel da defensoria pública não é de criticar a forma que a eleição ocorre, mas sim, de investigar e tomar as medidas cabíveis para que o processo seja melhorado. 

A defensoria tem acompanhado várias sessões eleitorais, foi verificado problemas e falhas com o sistema com interrupções, na leste, o sistema teve interrupção por várias horas. logo cedo e só retomou ao meio dia. Vamos apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.

"Todos os fatos serão apurados. Assim que tivermos uma avaliação jurídica vamos tomar todas as medidas necessárias", destacou a defensora. 

Ainda conforme Eden, independentemente das medidas que poderão ser tomadas a respeito da votação, a eleição será encerradas às 17h e o resultado será divulgado ainda hoje.