#NãoÉSóUmRelógio

Internautas fazem abaixo-assinado para manutenção de relógio do JK

Banco apagou luzes do equipamento, que deve ser retirado em breve

Seg, 02/09/19 - 19h03
Equipamento está no local há aproximadamente 40 anos | Foto: Flávio Tavares / O TEMPO

Em uma forma de protestar contra a decisão a decisão do banco Itaú de apagar as luzes e retirar em breve relógio digital localizado no edifício JK, em Belo Horizonte, idealizadores do site BH É Massa criaram um abaixo-assinado para tentar salvar o equipamento instalado há décadas no local. 

A ideia é também chamar a atenção do banco Inter, que sinalizou interesse em colocar suas próprias cores no relógio, que acabou se tornando um dos cartões-postais de Belo Horizonte.

Quando chegar à marca de 100 assinaturas, o documento online será enviado para as equipes do banco Itaú e Itaú Cultural, além da do banco Inter. Até agora, 21 pessoas deixaram a sua assinatura na petição online.

“Nós resolvemos fazer um abaixo-assinado para mobilizar os envolvidos a permanecer com a manutenção do relógio”, relatou Luiz Antônio Machado, em entrevista ao jornal O TEMPO.

#NãoÉSóUmRelógio

“Nós defendemos a permanência do relógio, que já virou um ícone belo-horizontino, mesmo que não seja patrocinado por uma empresa ou instituição. O importante é manter esse artefato característico do centro de BH”, escreveram os organizadores, adicionando a hashtag que já ganhou as redes #NãoÉSóUmRelógio.

Município perde ‘quase uma bússola’

O relógio do Itaú fez história, fundiu-se ao imaginário popular e é parte da paisagem da noite belo-horizontina, segundo o arquiteto e ilustrador José Marcos, 36. Ele diz ser impossível pensar nos prédios do Conjunto JK sem que se lembre do painel. 

“Era algo da identidade noturna da cidade e que servia de referencial para quem ia e vinha pelas ruas”, afirma, acrescentando que o relógio também funcionava “quase como uma bússola”. 

O Conjunto JK foi projetados por Oscar Niemeyer na década de 50 e construído nos anos 70. (Com Alex Bessa)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.