Chuvas

Inundação em Santa Maria de Itabira, MG, deixa cidade sem abastecimento de água

Elevação do nível do Rio Tanque, que causou a morte de ao menos cinco pessoas nesse fim de semana, inundou a unidade de captação da Copasa

Por Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2021 | 09:40
 
 
Funcionários da Copasa avaliam estragos em Santa Maria de Itabira Foto: Alex de Jesus/ O Tempo

A Copasa informou, na manhã desta segunda-feira (22), que o abastecimento de água em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais, encontra-se "interrompido temporariamente".

Em comunicado, o órgão explicou que o motivo para o desabastecimento são as fortes chuvas ocorridas entre sábado e domingo, que provocaram a elevação do nível do Rio Tanque e inundaram a unidade de captação de água da cidade - cinco pessoas morreram nas chuvas.

Técnicos da Copasa já trabalham para solucionar o problema, "mas a situação depende da baixa do nível do rio", informou a companhia. 

Chuvas na cidade

Até o momento, o Corpo de Bombeiros de Itabira, que atua na cidade vizinha, listou que cinco pessoas morreram em Santa Maria de Itabira em decorrência de um temporal . 

Uma criança está desaparecida e os bombeiros fazem buscas

Com a forte chuva, o rio Tanque transbordou, foi para a rodovia MG-129 e a cidade ficou ilhada. A lama invadiu imóveis e moradores foram resgatados. 

O governador Romeu Zema (Novo) esteve nesse domingo em Santa Maria de Itabira. Por uma rede social, ele informou que prestou solidariedade e apoio aos moradores atingidos. Segundo o governador, 4 helicópteros foram enviados para ajudar nas buscas por desabrigados e desalojados. Kits de higiene e limpeza foram disponibilizados aos moradores da cidade. É prevista a instalação de abrigos provisórios para receber as vítimas que tiveram suas moradias comprometidas pela enchente que inundou parte do município.

Veja fotos de Santa Maria de Itabira após o temporal que assolou a cidade

Chuvas continuam

A previsão meteorológica informa que as chuvas irão continuar atingindo o município de Santa Maria de Itabira. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fato é devido à influência da zona de convergência do Atlântico Sul.