Moradora ilustre

Jardim Botânico da UFJF é inaugurado e surge uma onça-pintada

Presença da onça-pintada foi flagrada por um funcionário em uma área aberta à visitação, andando tranquilamente entre plantas nativas, como pau-brasil e ipê roxo

Sex, 26/04/19 - 21h49
Para a universidade, a presença de um animal como este na região é um registro histórico. | Foto: UFJF/Divulgação

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, foi inaugurado no dia 12 deste mês e integra um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica em área urbana do Brasil, a Mata do Krambeck.

Só que ninguém imaginava que entre as mais de 500 espécies vegetais já identificadas na área havia uma moradora ilustre, uma onça-pintada, um dos símbolos da fauna brasileira (Panthera onca), maior felino das Américas.

A presença da onça-pintada foi flagrada por um funcionário em uma área aberta à visitação, andando tranquilamente entre plantas nativas, como pau-brasil e ipê roxo, o que levou ao fechamento temporário do Jardim Botânico nesta sexta-feira (26).

O lugar tem 82,74 hectares de mata preservada, equivalentes a 116 campos de futebol, abrangendo toda a área antes denominada Sítio Malícia.

“Por precaução e segurança dos visitantes, do próprio animal e da população do entorno, a Administração Superior da UFJF, com a Direção do Jardim, optou pelo interdição temporária do local e acionou órgãos ambientais e a Prefeitura de Juiz de Fora”, informou o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira.

“A presença de um animal como este, nesta região, é um registro histórico. Precisamos lidar com isso da forma mais bem indicada dos pontos de vista ambiental, científico, técnico e de preservação da espécie. Não precisamos criar comoção e pavor na população. Mas, por outro lado, precisamos ser responsáveis, zelosos, com esta situação”, explicou o reitor.

Um profissional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) está sendo aguardado ainda nesta sexta-feira em Juiz de Fora.

Ele irá ao Jardim para traçar, com a equipe local, um diagnóstico da situação e  estratégias de ação. A partir disso, será estabelecido o manejo mais adequado do caso, conforme o “Plano de Ação para a Conservação da Onça-Pintada”, do Ministério do Meio Ambiente. 

Extinção

O animal, raro e ameaçado de extinção, foi avistado por vigilante do Jardim, na noite dessa quinta-feira (25), por volta das 22h. No vídeo, a onça caminha ao redor da sede administrativa, localizada a cerca de 300 metros da entrada de visitantes. “Não era esperado encontrar uma onça-pintada no Jardim, considerada a raridade da espécie”, completou o reitor, acompanhado da vice-reitora Girlene Alves da Silva. (Com informações da UFJF)

Veja o vídeo:

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.