EM APURAÇÃO

Juiz de Fora pode ter registrado terceira morte por dengue este ano

Secretaria de Saúde do Município declarou que idoso de 83 anos, que faleceu na terça-feira (29), estava infectado pela doença, mas a investigação para saber se ele morreu em função dela está a cargo da Secretaria Estadual de Saúde

Por CAMILA KIFER
Publicado em 01 de agosto de 2014 | 18:32
 
 
Exames apontam que idoso havia sido infectado pela doença, no entanto ainda não se sabe se ele morreu em função dela STOCKXPERT/ARQUIVO

A morte de um idoso de 83 anos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, em Minas Gerais, pode ter sido a terceira provocada por dengue registrada no município só neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, a infecção foi confirmada nesta sexta-feira (1º) e uma investigação para confirmar o fato já foi iniciada.

Por meio de nota, o município informou que a Secretaria Estadual de Saúde já foi notificada e está à frente das investigações. O idoso, que é morador do Bairro Santa Cândida e estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em um hospital da cidade , que não teve o nome revelado, faleceu na terça-feira (29).

Em 30 de março, uma mulher, de 34 anos, morreu após ser infectada e ter febre hemorrágica. Esse foi o primeiro caso da doença na cidade em 2014. O segundo foi registrado em maio, após a morte de um idoso.

Dengue 

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Há quatro tipos de variações - DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 -, sendo que todos apresentam os mesmos sintomas. 

Multiplicação 

A fêmea do mosquito deposita os os ovos em lugares com água parada e  em 48 horas o embrião se desenvolve. Esses ovos que carregam o mosquito da dengue podem suportar até um ano.