Prefeitura em alerta

Kalil se diz preocupado com período de chuvas em BH: 'Não sabemos o que vem'

De acordo com o prefeito de BH, cidade se preparou nos últimos anos para enfrentar o problema

Por O Tempo
Publicado em 29 de dezembro de 2021 | 15:51
 
 
Alexandre Kalil Foto: Videopress Produtora

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se mostrou preocupado com as fortes chuvas que atingem o Norte de Minas e que, de acordo com a previsão do tempo, devem chegar a Belo Horizonte nas próximas semanas. De acordo com o chefe do Executivo municipal, ainda que a cidade tenha se preparado nos últimos anos para enfrentar o problema, a intensidade das chuvas pode, sim, voltar a causar estragos na capital.

Leia mais: BH terá chuva forte e trovoadas pelo menos até o próximo domingo, alerta Inmet

"Foram feitas obras de desentupimento de canais, de bacias de contenção, estão sendo feitas (as obras). Sobre a chuva vou dizer o seguinte: não vamos resolver neste mandato, não vamos resolver no próximo e nem no próximo. A chuva é um problema perene, a natureza está cada vez mais violenta, e temos que trabalhar de 1º de janeiro a 31 de dezembro combatendo enchentes e combatendo chuvas. Agora, vamos tentar amenizar o problema com tudo o que foi feito o ano inteiro", disse Kalil, durante entrevista coletiva na Secretaria Municipal de Saúde. 

O prefeito mandou uma mensagem para os prefeitos do Norte de Minas, região do Estado mais afetada pelas fortes chuvas neste momento. "Aproveito para desejar a esses prefeitos que estão sofrendo lá no Norte de Minas, principalmente, que tenham paciência, perseverança. Nós enfrentamos em 2020 (chuvas fortes), não sabemos o que vem, isso é da natureza, aconteceu no Brasil, no Rio, na Bahia, em Minas, em Bruxelas, na Alemanha. Então, que Deus ajude e que a chuva caia com parcimônia".

Por fim, Kalil disse que já vinha alertado para o problema das chuvas há meses. "Quando todo mundo estava falando em eleição, eu estava avisando que vinha uma chuva, um problema grave que está sendo combatido, está sendo olhado. A prefeitura está tentando amenizar e mitigar problemas que acontecem na cidade, como em toda cidade grande", afirmou o prefeito de BH. 

Leia também: Chuva em Minas já deixou mais de 40 mil vítimas, informa Defesa Civil
Tempestades no Norte de MG dividem cidade ao meio, deixam desabrigados e ilhados
Vídeo: Idosa é salva de inundação em Porteirinha, em Minas, com seus 9 cachorros