Tempestades

Vídeo: Idosa é salva de inundação em Porteirinha, em Minas, com seus 9 cachorros

A única condição para que Ziza saísse do imóvel era que todos os cães dela fossem junto

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 29 de dezembro de 2021 | 13:02
 
 
 
normal

Uma idosa, conhecida como “Ziza”, com cerca de 80 anos, e nove cachorros que viviam com ela foram resgatados nessa terça-feira (28) em Porteirinha, cidade no Norte de Minas Gerais que é uma das mais castigadas pelas tempestades que atingiram o Estado nos últimos dias. 

Ziza mora no bairro Renascença, que ficou alagado com as precipitações e foi, majoritariamente, evacuado. Os habitantes, em grande parte, foram alocados no salão de uma igreja no município. 

A servidora pública Tatiane Lopes, de 26 anos, que, junto ao pai, Sargento Donizetti, reformado da Polícia Militar, de 57 anos, resgataram a idosa, conta que foi até o templo e questionou aos presentes se todos os moradores do bairro estavam no local.

A senhora, contudo, havia se negado a sair de sua casa e abandonar os cães. Conforme narra Tatiane, ela foi “a única que se recusou a sair”. 

“Pensei: meu Deus! Está dentro da casa dela. Entramos dentro d’água, e, na hora, você nem pensa, já entra para ajudar a pessoa. Meu pai entrou primeiro, conversou com ela por 30 minutos até que ela foi convencida a sair”, conta.

A única condição para que Ziza saísse do imóvel era que todos os cães dela fossem junto. Dito, feito – o policial militar reformado e a filha, com ajuda de algumas pessoas que estavam nas proximidades, retiraram os animais um a um. 

Por fim, a idosa foi colocada nos ombros de Tatiane e seu pai e, enfim, resgatada da inundação. “[Ziza] saiu no nosso pescoço, pendurada”, conclui a servidora.

A cidade, que tem pouco mais de 37 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi tomada pelas águas entre essa segunda-feira (27) e esta terça-feira (28).

O Corpo de Bombeiros informou que um rio, chamado “Mosquito”, inundou grande parte do Centro da cidade. Várias famílias precisaram ser retiradas de casa. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!