Rios 'invisíveis'

Livro 'Sobre o rio' mapeia córregos canalizados de Belo Horizonte

A obra surgiu a partir de um projeto dela que consistiu na colocação de cerca de 230 placas dentro do perímetro da Avenida do Contorno, mostrando os córregos canalizados

Seg, 24/10/22 - 14h57
Livro mostra rios encanados. | Foto: Divulgação

Ruas e avenidas de Belo Horizonte escondem 170 km de córregos e rios canalizados e fechados. Muitos moradores da cidade não sabem onde eles estão e foi pensando nisso, que a artista plástica e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Isabela Prado lançou o livro "Sobre o rio".

A obra surgiu a partir de um projeto de Isabela que consistiu na colocação de cerca de 230 placas dentro do perímetro da Avenida do Contorno, mostrando os córregos canalizados que passam por pontos como a rua Professor Moraes, rua Araguari, a rua São Paulo e outras. 

"Sobre o rio é um marco na história da cidade. Talvez Belo Horizonte seja hoje a única cidade do mundo que tem uma ampla sinalização de seus córregos invisibilizados. Assim, entendo que Belo Horizonte nunca mais será a mesma desde que essas placas estão espalhadas na cidade, pois elas provocam uma mudança permanente na forma como percebemos o espaço urbano. Conseguir executar essa intervenção na cidade foi uma tarefa de grande fôlego, fruto de mais de uma década de reflexão e pesquisa sobre como tratar poeticamente a questão dos córregos invisibilizados em BH, e por isso foi muito importante para mim. A publicação do livro, por sua vez, representa a possibilidade de fomentar a discussão dos temas trazidos pelo trabalho, e ampliar seu alcance para um número maior de pessoas, em Belo Horizonte, em outras cidades, ou até outros países, já que a edição do livro é bilíngue", explica Isabela.

Para aumentar a amplitude do público que vai ter conhecimento sobre o livro, Isabela está fazendo doações da obra para instituições culturais, bibliotecas públicas e escolas. 

Serviço:

Quem tiver interesse em adquirir o livro, basta mandar uma mensagem pelo Instagram @entrerioseruas ou @isabelaprado.art. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.