Região metropolitana de BH

Menino de 6 anos morre após ser picado por escorpião em Lagoa Santa

Criança foi picada no quintal da avó, na tarde desta segunda-feira (6); hospital da cidade não fornece soro para tratar a vítima, que foi levada para o pronto-socorro do Hospital João XXIII

Por ALINE DINIZ/ BERNARDO MIRANDA
Publicado em 07 de janeiro de 2014 | 11:14
 
 

Um menino de 6 anos morreu, na madrugada desta terça-feira (7), após ser picado por um escorpião em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O acidente ocorreu por volta das 18h dessa segunda-feira (6), enquanto a criança brincava no quintal da casa da avó. Segundo a prefeitura da cidade, uma agente de saúde atendeu a criança ainda na casa dela, e encaminhou o menino para a Santa Casa da cidade. Como o soro necessário ao tratamento não é disponibilizado à cidade, o menino foi encaminhado ao pronto-socorro do hospital João XXIII, onde chegou às 19h30, e morreu por volta das 2h da madrugada.

Segundo a médica que atendeu o caso, Patrícia Drummond, o socorro não demorou muito, mas cada criança reage de uma maneira a esse tipo de situação. “O procedimento foi todo correto, e o tempo de atendimento foi relativamente rápido, mas, nesses casos, cada criança reage de um jeito. No caso dele, o veneno atingiu rápido o coração e o pulmão”, relata a especialista. O menino já chegou à unidade de saúde com arritmia cardíaca e dificuldades para respirar.

A médica esclareceu que, em casos como o da vítima, é preciso que uma equipe especializada avalie a situação, já que a aplicação do soro oferece riscos. Na criança, foram aplicadas quatro ampolas do medicamento.

O corpo foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) da capital mineira.

Não há infestação de escorpiões

Segundo a Prefeitura de Lagoa Santa, a cidade registra um número considerado pequeno de denúncias de aparecimento de escorpiões: de uma a duas denúncias por semana, e sempre em bairros distantes um do outro. 

Atualizada às 15h02.